Blog da Gena

Veja a importância de ter uma empresa sustentável

Como ter uma empresa sustentável? Confira 5 dicas

12, junho 2020

A preocupação com o meio ambiente tem crescido progressivamente, impactando no modo de pensar e consumir. Além disso, empresas que priorizam a sustentabilidade veem os resultados positivos em vários aspectos, inclusive financeiramente.

Embora o conceito de sustentabilidade seja comumente relacionado ao cuidado ambiental, seu alcance ultrapassa esse limite. Além disso, tanto funcionários quanto clientes precisam participar do processo para que o resultado realmente atinja seu verdadeiro propósito. Por essa razão, conheça mais sobre o assunto e veja a importância de ter uma empresa sustentável!

O que é uma empresa sustentável?

Como o termo sugere, a sustentabilidade é caracterizada pela capacidade de um sistema se manter em funcionamento de modo ininterrupto e atendendo satisfatoriamente a todas as necessidades do meio.

Assim, uma empresa sustentável é aquela em que todos os seus processos funcionais e recursos são construídos para garantir sua durabilidade a longo prazo. Contudo, para que isso seja possível, é necessário estabelecer uma estratégia clara e definida para que toda a estrutura da empresa funcione de modo colaborativo.  

Por que ter uma empresa sustentável?

Porque esse tipo de empresa adquire inúmeros benefícios em diversas esferas, como será mostrado a seguir.

Solidifica a economia

Há redução de gastos com a otimização do uso de recursos, menos desperdício e busca constante por alternativas mais rentáveis.

Fortalece os vínculos entre empresa e funcionários

Ao contrário do que é comumente imaginado, a sustentabilidade não restringe-se somente ao uso de recursos e materiais que respeitam o meio ambiente, embora esse seja um aspecto que influencia nesse perfil de empresa. Na verdade, baseia-se no comprometimento com todos os trabalhadores, respeito aos seus direitos e garantia de um ambiente saudável, organizado e adequado para o desempenho de suas funções.

Ajuda a construir a reputação da empresa

Quando há preocupação de manter uma empresa que respeita e preserva não somente as pessoas, mas também o meio ambiente, seus efeitos são sentidos por clientes e pelo mercado que pertencem. Assim, a sustentabilidade ajuda a empresa a construir sua reputação positivamente e a se destacar em relação aos concorrentes que não possuem a mesma consciência empresarial.

Fortalece a empresa

Quando todos os elementos que compõem a empresa contribuem para o seu desenvolvimento e evolução, por consequência são gerados resultados são positivos. Desse modo, mesmo quando há variação da economia ou imprevistos que afetam o negócio, é possível permanecer em funcionamento.

Ajuda o meio ambiente

O meio ambiente é uma das partes mais afetadas positivamente pela sustentabilidade, uma vez que os recursos que oferece, principalmente os não renováveis, são poupados. Com o crescimento progressivo do uso de materiais alternativos como sacolas biodegradáveis e menos poluentes, a natureza é preservada. 

Como ser uma empresa sustentável?

Um dos primeiros passos do processo de mudança e aplicação da sustentabilidade é a reavaliação de processos internos e consumo de recursos, além da relação entre funcionários, empresa, colaboradores e clientes. Além disso, é possível realizar essa mudança a partir dos seguintes pontos:

  • valorização de funcionários, fornecedores, colaboradores e todos os integrantes da empresa;
  • respeito às normas, leis e diretrizes trabalhistas, ambientais e relacionadas à preservação dos indivíduos e natureza;
  • otimização do uso de recursos por meio da redução de resíduos e do desperdício, uso de materiais recicláveis e matérias-primas renováveis e sustentáveis.

Conclusão

Tornar-se uma empresa sustentável, em um primeiro momento pode ser trabalhoso, mas resulta em efeitos a longo prazo que valem a pena. E entre eles, destacam-se: fortalecimento da empresa como um todo, preservação ambiental e melhora econômica.

Por essa razão, ao conhecer e adaptar-se a esse modelo de funcionamento, pode-se obter resultados positivos durante muito tempo.

Gostou de saber mais sobre a importância de ter uma empresa sustentável? Então compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e informe seus amigos!

12, junho 2020

Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades sobre energia solar e economia na conta de luz!