Blog da Gena

Vantagens da energia solar: veja por que adotar a ideia

Como economizar energia no verão? Confira dicas

23, dezembro 2019

A energia solar vêm se popularizando nos últimos anos, se tornando um investimento desejado por muitas pessoas. Além de contribuir com o meio ambiente, apostar neste tipo de fonte de energia limpa e renovável pode trazer inúmeros benefícios.

As vantagens da energia solar são muitas para aqueles que decidem instalar o sistema e gerar energia em casa ou na própria empresa, podendo variar desde a longa vida útil do equipamento até a alta economia na fatura de energia elétrica.

Quer saber todas as vantagens da energia solar que você pode desfrutar? Então continue a leitura e descubra.

Energia solar vale a pena?

Por ser um assunto relativamente novo para boa parte das pessoas, é normal surgirem dúvidas se a energia solar vale a pena. Por ser um investimento consideravelmente alto, é importante conhecer os pontos positivos e entender se adotar essa iniciativa sustentável também atende às suas necessidades.

Falando em investimento, antes de mais nada é preciso que você compreenda a energia solar como uma aplicação que lhe trará retorno financeiro à médio e longo prazo. Pensando dessa forma fica ainda mais simples entender como esta alternativa vale a pena.

vantagens-da-energia-solar-fotovoltaica

Existe uma maneira de reverter esse dinheiro economizado todos os meses em lucros ainda maiores. Você pode separá-lo mensalmente como se estivesse pagando uma fatura de energia e aplicá-lo em um investimento real. Existem inúmeros recursos (inclusive do governo) com bons rendimentos, podendo, assim, aumentar o seu capital.

Ainda não está convencido de que a energia solar vale a pena? Então confira a seguir alguns benefícios que este sistema pode proporcionar.

Vantagens da energia solar

Existem muitos pontos positivos que esta alternativa sustentável pode proporcionar para aqueles que decidem adotar esta prática. As vantagens da energia solar certamente compensam o alto investimento feito inicialmente, além do retorno financeiro ao longo dos anos. Confira.

Longa vida útil do equipamento

As placas solares são produzidas em materiais de qualidade e resistentes, projetados para durar muitos anos. Por isso podemos afirmar que a vida útil do equipamento possui uma média de 25 anos, podendo ser superior se os cuidados e manutenção estiverem sempre em dia.

Esse é um dos motivos que faz com que o custo benefício da energia solar seja um ponto muito positivo. Por durar muitos anos esse investimento pode ser parcelado e até mesmo financiado, facilitando a aquisição.

Manutenção simples e barata

Assim como qualquer equipamento, os painéis exigem alguns cuidados. A manutenção da energia solar é algo simples e que pode ser feito em casa, de maneira rápida e barata. É indicada uma limpeza nas placas solares à cada 12 meses, feita apenas com água, ou que sejam removidos resíduos que possam atrapalhar a incidência de luz solar sob os painéis, como galhos, folhas ou fezes de animais.

vantagens-da-energia-solar-residencial

Economia nos custos com energia

Não há economia maior do que consumir a própria energia gerada, não é? Além disso, você não será impactado com os frequentes aumentos da conta de energia elétrica proposto pelas distribuidoras. Outro ponto positivo está na durabilidade das placas de energia solar, com vida útil próxima aos 25 anos, o que gera aproximadamente 18 anos de geração gratuita de energia.

Para complementar, podemos destacar também a valorização imobiliária que afetará positivamente sua casa ou empresa. Imóveis com painéis solares são mais valorizados no mercado, outra das grandes vantagens da energia solar.

Geração de energia constante, faça chuva ou faça sol

Existe um grande mito relacionado a geração de energia solar. Comumente se relaciona a produção energética como opção interessante para locais com grande incidência de raios solares e regiões onde faz muito calor. Entretanto, esse pensamento está equivocado.

Outra vantagem da energia solar é que o sistema funciona com a incidência de luz (FOTO) e não necessita de calor. Logo, qualquer região brasileira está habilitada para receber energia solar fotovoltaica.

Para ficar mais claro, vamos usar como exemplo a Alemanha. O país europeu é a região com mais capacidade de geração fotovoltaica de todo o mundo, entretanto, se formos analisar, o melhor local para geração de energia solar da Alemanha é inferior ao pior local aqui no Brasil. Interessante, né?

Energia limpa e amigável

A energia renovável sempre foi e sempre vai ser a melhor opção para o meio ambiente. Por isso, a vantagem da energia solar está muito presente, uma vez que dessa forma exista e redução da necessidade de geração de energia por fontes não renováveis.

Além disso, o recurso para gerar a energia é gratuito e inesgotável, afinal, apenas os raios solares bastam para produzir a energia fotovoltaica.

Sem emissão de poluentes, sem ruídos e sem impacto negativo na natureza, essas são as boas e grandes vantagens da energia solar fotovoltaica.

Você já conhecia alguma dessas vantagens da energia solar? Então não deixe de nos contar aqui nos comentários. Continue ligado no blog da Gena para mais notícias, dicas e curiosidades sobre energia solar.

23, dezembro 2019

Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades sobre energia solar e economia na conta de luz!