Blog da Gena

Valorização do imóvel com energia solar

Como economizar energia no verão? Confira dicas

17, outubro 2019

Um dos pontos que mais preocupa aqueles que estão em busca de um novo lar é a valorização do patrimônio ao longo do tempo. Se você está nessa situação e ainda gostaria de investir em algo que lhe dê retorno, uma ótima opção é buscar a valorização do imóvel com energia solar.

Estamos aqui hoje para falar sobre como valorizar um imóvel de maneira sustentável e ajudar você a entender como esse investimento pode ser vantajoso hoje e também no longo prazo. Ficou curioso? Então continue a leitura e descubra!

Como valorizar um imóvel?

Se você está procurando por um imóvel novo para comprar e gostaria de vê-lo valendo mais ao longo dos anos, temos algumas dicas para você. Importante lembrar que a valorização do imóvel contribui com o patrimônio da sua família, facilita a revenda e ainda oferece segurança financeira em casos de emergência.

Um dos principais pontos que valoriza um imóvel é a escolha de uma boa localização. Apostar em um imóvel completo em uma região com bom potencial, como um apartamento no centro de Curitiba, por exemplo, com certeza fará com que ele valorize com o passar dos anos. 

Vale considerar se a região escolhida possui comércios, fácil acesso a pontos de ônibus, infraestrutura e outros fatores que podem acrescentar ao valor do imóvel. 

Outro fator importante para a precificação de um imóvel é a vantagem econômica que ele pode trazer. Uma boa relação de custo/benefício é a presença de placas de energia solar. Este investimento passa a gerar retorno assim que é instalado. Tem alta durabilidade e exige só manutenções simples e mensais. Dessa forma, tanto você quanto o próximo proprietário poderão usufruir dos benefícios e seu imóvel valerá ainda mais.

Além disso, um imóvel com energia solar contribui com o meio-ambiente e com a sustentabilidade, pauta cada vez mais importante no mundo de hoje.

É possível ter uma valorização do imóvel com energia solar?

Existem muitos motivos que levam à valorização do imóvel com energia solar, permitindo que ele seja mais atrativo que os concorrentes. Confira.

Tendência de mercado

Um dos principais motivos que faz com que um imóvel tenha um valor maior é a tendência do mercado. Apartamentos com planta inteligente, por exemplo, estão em alta, pois permitem que o proprietário possa adaptar o projeto da construtora de acordo com suas necessidades. Investir em um imóvel assim contribui com a sua valorização e aumenta velocidade da revenda ou do aluguel.

O mesmo vale para quem investe em equipamentos e visa a valorização do imóvel com energia solar. Esse é um investimento que vem se popularizando e ganhando cada vez mais admiradores. Não é raro encontrarmos pessoas que preferem pagar mais por um imóvel pela economia de energia elétrica que ele proporciona e pela sustentabilidade da energia limpa e renovável.

Foi constatado um crescimento considerável na busca por empreendimentos amigos do meio-ambiente no mercado imobiliário. Soluções como o reaproveitamento de água e a geração de energia sustentável valorizam o imóvel.

Essas são características importantíssimas para a Geração Z e os novos consumidores, que são engajados e fazem questão de adquirir produtos e serviços que sejam coerentes com seus posicionamentos.

Conscientização e sustentabilidade

A sustentabilidade é um hábito cada vez mais necessário. Muitas pessoas procuram por maneiras de reduzir os impactos ambientais no dia a dia. Morar em um imóvel que gera energia limpa e renovável e, de quebra, ter um grande desconto na fatura, é tudo o que elas procuram.

Investimento

A menos que você leve o equipamento para o novo imóvel (o que também é uma opção viável), o investimento lhe trará ainda mais retorno futuramente, quando quiser repassar o imóvel para outra pessoa. Se quiser manter a propriedade na família, também vai poder observar seu patrimônio se multiplicar. 

De acordo com da ONG Green Building Council, um imóvel com soluções sustentáveis pode chegar a valorizar até 30% ou R$ 60 mil na sua precificação. Demais, não é?

Como posso ter energia solar em apartamento?

Se você possui ou pretende adquirir um apartamento, saiba que também pode buscar a valorização do imóvel com energia solar. Este processo pode ser um pouco mais complicado do que em casas, mas também é possível. A forma de consumo e geração de energia funciona de uma maneira um pouco diferente por contar com mais de um imóvel no local.

Claro que, para a instalação do equipamento, é necessária a autorização e consentimento dos demais proprietários. Se tudo correr bem, no entanto, você terá a valorização do imóvel com energia solar.

Nesse caso, um sistema central é instalado em alguma área comum do condomínio ou no melhor local do prédio para que a energia será distribuída para todos os imóveis. Vale a pena considerar esta iniciativa.

Viu como é possível garantir a valorização do imóvel com energia solar? O que acha de ter um imóvel sustentável e que com grande potencial para aumentar seu patrimônio ao longo do tempo? Deixe seu comentário e compartilhe suas opiniões com a gente! 

17, outubro 2019

Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades sobre energia solar e economia na conta de luz!