Blog da Gena

Como reduzir a conta de luz na sua empresa

reduzir a conta de luz

24, fevereiro 2021

Muitos gestores consideram o valor da conta de luz como um mal necessário, afinal, energia elétrica é indispensável. Entretanto, existem algumas formas de tornar uma empresa energeticamente eficaz e, assim, reduzir a conta de luz

Há diversas ações que podem ser tomadas para a redução conta de luz. A primeira delas é fazer uma auditoria energética. Um auditor especializado será capaz de reconhecer os pontos onde está ocorrendo desperdício de energia. Além disso, ele é o profissional indicado para mostrar como reduzir a conta de luz de uma empresa.

O processo de como reduzir a conta de luz envolve mudanças e ajustes no ambiente, nos equipamentos e na conscientização dos funcionários. Algumas ações que ajudam a reduzir a conta de luz são:

1. Aproveitar a luz natural

Boa parte do valor da conta de luz vem de gastos com iluminação. Sendo assim, aproveitar melhor a luz natural é uma maneira de reduzir a conta de luz. Aproveitando melhor a luz do sol, a necessidade de iluminação artificial diminui e, consequentemente, os gastos com energia elétrica.

Além de aproveitar a luz natural, substituir as lâmpadas por modelos mais econômicos e duráveis é uma excelente maneira de reduzir a conta de luz.

2. Desligar aparelhos e luzes

Pode parecer uma coisa óbvia, desligar os equipamentos que não estão sendo utilizados e apagar as luzes de sala vazias. Entretanto, é comum encontrar escritórios com salas de reuniões com luzes acessas e/ou equipamentos ligados. Também é comum encontrar áreas de trabalho, das quais os funcionários precisavam se ausentar, com os computadores ligados. 

Nesse sentido, a empresa precisa conscientizar seus funcionários e promover uma alteração no comportamento dos colaboradores. A ideia é que as luzes sejam apagadas quando as salas não estiverem sendo usadas. Da mesma forma, aparelhos que não estão sendo utilizados devem ser desligados em vez de colocados em modo stand-by

Quanto aos computadores, eles são ferramentas imprescindíveis para as atividades de escritório. Por isso, ligar e desligar esses equipamentos várias vezes ao dia não é uma solução viável e deixá-los em modo stand-by  consome bastante energia

Uma solução interessante para reduzir a conta de luz é colocar os computadores em hibernação. Nesse modo, todo o trabalho que estava sendo feito é salvo. Assim, quando o equipamento é reativado todos os programas e páginas que estavam abertos antes da hibernação continuam a funcionar. 

O interessante é que o modo de hibernação consome menos energia do que o modo suspenso, que é o mais utilizado. O único contra do modo hibernação é que o computador demora um pouco mais para voltar a funcionar, mas nada que atrapalhe as atividades dos colaboradores.

3. Manutenção do ar-condicionado

Os equipamentos de ar-condicionado são grandes consumidores de energia. Por isso, qualquer processo de redução conta de luz passa pela análise desses equipamentos. Para reduzir a conta de luz da empresa troque os equipamentos antigos por modelos mais novos e que consomem menos energia elétrica.

Além disso, siga o cronograma de limpeza do ar-condicionado. Quanto mais sujeira nos filtros e dutos, mais energia será necessária para que o equipamento alcance a temperatura desejada. 

Outra dica para reduzir a conta de luz é não obstruir as saídas do ar-condicionado. Móveis, papéis e divisórias na frente da saída de ar impedem a circulação do ar frio, consequentemente, o aparelho vai consumir mais energia para resfriar o ambiente.

4. Manutenção da Rede Elétrica

Os planos de redução conta de luz também precisam contar com uma manutenção constante da rede elétrica da empresa. Além de verificar as condições das instalações elétricas, o processo de vistoria e manutenção pode identificar problemas que levam a um aumento no consumo de energia. 

Por exemplo, fiação mal feita ou que não suporta a carga de energia, fuga de energia, curtos-circuitos e sobrecarga elétrica são problemas que levam a um aumento do consumo de luz elétrica

Além disso, se alguns desses problemas forem ignorados as consequências podem gerar mais gastos para empresa, como a substituição de equipamentos e maquinários queimados

É importante lembrar que os curtos-circuitos, além de comprometer os equipamentos, podem ser a causa de incêndios. Situação que pode levar a empresa a lidar com perdas irreparáveis.

5. Energia Solar

Outra forma de reduzir a conta de luz é instalar um sistema de energia solar na empresa. Ele atua transformando a luz do sol em energia elétrica e a distribuindo para todos os setores da empresa. 

Além de funcionar como um aparelho que reduz a conta de luz, o sistema de energia solar também ajuda o meio ambiente, já que utiliza uma fonte de energia renovável. Assim, as empresas que optam por esse sistema conseguem reduzir a conta de luz significativamente e melhorar a sua imagem no mercado. Preencha nosso formulário e faça o orçamento do seu projeto de energia solar com a Gena! Empresa especializada na instalação de painéis solares!

24, fevereiro 2021

Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades sobre energia solar e economia na conta de luz!