Blog da Gena

Quanto custa energia solar?

4, outubro 2018

Então você acompanha o blog e já sabe como funciona e o que é a energia solar, e achou interessante a ideia de instalar em sua casa. Mas quanto custa energia solar? Existem muitas questões envolvidas no valor final de utilizar um sistema de captação de energia solar, do que apenas o sistema em si. Para te ajudar falaremos hoje sobre os custos desse tipo de energia e os fatores que influenciam no quanto você irá desembolsar para ter o sistema de energia solar em casa. Vamos lá?

Como saber o quanto custa energia solar na minha casa?

Diversos fatores influenciam no valor final pago para poder enfim utilizar o sistema de captação de energia solar. Não é por que seu vizinho pagou um valor x, em uma empresa x, e instalou com a pessoa x, que você pagará o mesmo valor caso contrate o mesmo serviço. Por isso é importante fazer orçamento com alguns profissionais e empresas para saber o quanto irá desembolsar no processo todo.

Custo do equipamento e custo de instalação

Muitas pessoas não sabem, mas o custo de instalação pode ser definido separadamente do custo do equipamento de energia solar. É importante separar os custos para saber exatamente quanto pagou pelo serviço e pelo produto, e assim saber quanto custa energia solar na sua casa.Confira.

Equipamento

É necessário ter todo o equipamento completo antes de instalar o sistema. Esse equipamento conta com painel fotovoltaico, inversor solar, uma estrutura de fixação, cabos e conectores especiais, caixa de junção, disjuntores e fusíveis. Sem esses equipamentos não será possível montar um completo gerador de energia solar fotovoltaica.

Instalação

Depois de possuir o equipamento para geração de energia solar completo chegou a hora da instalação. É preciso contratar os serviços de um profissional/empresa especializado para isso, e esse profissional ou empresa precisa ter um engenheiro responsável para projetar a instalação. É necessário que essa pessoa sua no telhado e faça a fixação dos painéis, e conecte o gerador na rede da casa.

 

Fatores que influenciam no custo

Existem alguns fatores que podem influenciar no valor final de quanto custa energia solar, e não é apenas a empresa contratada que influenciará no quanto você terá que desembolsar. Veja só.

Características do telhado

Algumas características do telhado podem influenciar em quanto custa energia solar. Como por exemplo se o telhado possuir o vigamento muito espaçado, talvez seja necessária uma adaptação para que seja possível a instalação. A substituição de telhas também pode ser necessária.

Outro fator que deve ser levado em consideração é a altura do telhado, quanto mais alto, mais riscos pode oferecer à quem está instalando o equipamento, assim como o material do telhado. A fragilidade, e facilidade de instalar o equipamento neste material do telhado também contam, tanto quanto a inclinação do mesmo.

Relógio de luz

Onde está localizado o relógio de luz também influencia, sendo que a distância até o sistema é um fator a ser considerado no valor final. Vale lembrar que é necessário ter um relógio adequado para receber energia fotovoltaica.

Gostou do post? Continue ligado no blog para mais dicas.

4, outubro 2018

Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades sobre energia solar e economia na conta de luz!