Blog da Gena

Prédios sustentáveis: conheça 5 características

Como instalar energia solar: novas normas

19, dezembro 2019

 

Você já ouviu falar em prédios sustentáveis? São imóveis construídos em harmonia com o meio ambiente, reduzindo o impacto ambiental que uma construção pode causar. Mas afinal, como podemos identificar este tipo de empreendimento? Existem critérios que classificam prédios sustentáveis?

No post de hoje vamos falar sobre os principais aspectos que diferem construções sustentáveis de empreendimentos comuns, além de dar dicas de como você pode ter um imóvel mais sustentável e causar menos danos à natureza. Continue acompanhando a leitura e descubra.

Principais características de prédios sustentáveis

Existem alguns critérios e inclusive certificações (como a certificação LEED) que classificam e determinam construções sustentáveis. Confira.

Arquitetura inteligente

Um dos principais pontos utilizados para identificar prédios sustentáveis é se o empreendimento possui arquitetura inteligente. Este aspecto leva em conta a relação do empreendimento com a natureza a sua volta, especialmente em construções em áreas ambientais. Um arquitetura sustentável conta com plantas flexíveis, que permitem futuras mudanças nos ambientes, evitando futuras demolições.

predios-sustentaveis-o-que-sao

Gestão de água

Gerir a água e o seu uso no empreendimento é outro ponto fundamental nos prédios sustentáveis. Este aspecto deve ser administrado desde a construção até o projeto pronto, podendo utilizar alternativas como a reutilização de água da chuva por exemplo.

Eficiência energética

É importante garantir que a energia elétrica utilizada durante e após a construção seja proveniente de fontes limpas e sustentáveis, reduzindo ainda mais o impacto ao meio ambiente.

Controle de resíduos

Os resíduos gerados durante uma construção certamente são um dos principais aspectos que prejudicam o meio ambiente. Fazer o controle adequado dos restos de materiais e afins é fundamental em prédios sustentáveis.

Materiais utilizados

Falando em materiais, a matéria prima utilizada em construções sustentáveis deve ser ecologicamente correta. Eles fazem total diferença no impacto ambiental que o empreendimento causará no meio ambiente futuramente. O ideal é procurar por soluções sustentáveis que não prejudicam tanto o planeta à longo prazo.

Como ter um imóvel sustentável?

Apesar do fato que os prédios sustentáveis já são construídos com esse objetivo, é possível tomar algumas atitudes e buscar alternativas que reduzam o impacto ambiental que a sua residência ou empresa pode causar no meio ambiente.

Confira a seguir algumas práticas ecologicamente corretas que podem ser aplicadas no seu dia a dia.

Lâmpadas LED

As lâmpadas LED ganharam popularidade nos últimos anos, mas você sabia que elas são as alternativas mais acessíveis e sustentáveis que você pode encontrar para iluminação? Uma ótima maneira de ajudar o meio ambiente é substituir as lâmpadas comuns pela iluminação LED, que consomem menos energia e podem durar 25 até 25 vezes mais que os modelos tradicionais.

predios-sustentaveis-led

Madeira plástica

A madeira é um dos materiais preferidos para a decoração e até mesmo construção de imóveis, mas cortar árvores para este objetivo não é nada ecologicamente correto. Por isso hoje podemos encontrar a madeira plástica que é uma ótima alternativa para quem deseja ter este material em casa.

Este material é feito de plástico reciclado, mas muito semelhante à madeira, podendo ser aplicado como piso ou mesmo revestimento. Por ser produzido em plástico é imune a cupins e exige menos manutenção.

Solo cimento

O solo cimento é um material resultante da mistura de água, cimento e solo. Este material possui alta resistência, impermeabilidade e muito durável. Ele é utilizado para substituir o cimento comum nas construções sustentáveis. Você pode utilizá-lo em grandes reformas por exemplo.

Energia solar

Apostar em fontes alternativas de geração de energia é uma das principais maneiras de ajudar o meio ambiente. O principal método utilizado em casas e empresas é a energia solar. Diferente de outras fontes de energia limpa e sustentável, a energia solar pode ser facilmente implementada em cidades grandes por exemplo. A instalação dos painéis fotovoltaicos pode ser feita no telhado, desde que haja boa incidência de luz e a estrutura suporte o equipamento.

Uma das principais vantagens da energia solar é a economia que ela proporciona na fatura de energia elétrica. Podemos dizer que investir em energia solar é uma via de mão dupla: você ajuda o meio ambiente, e em troca reduz os gastos com energia.

predios-sustentaveis-energia solar

Outro ponto positivo é que o equipamento de energia solar tem uma vida útil média de 25 anos, ou mais, dependendo dos cuidados. Isso significa que você poderá reduzir os impactos ambientais e ainda se beneficiar da economia energética por um longo período de tempo.

Os painéis solares exigem cuidados simples e que não demandam muito tempo nem dinheiro. O ideal é lavar as placas a cada 12 meses apenas com água, e remover resíduos que possam projetar sombra sobre as células, como folhas, fezes de pássaros e podar árvores próximas.

Muito mais do que contribuir com o meio ambiente, os prédios sustentáveis podem ser a solução para problemas ambientais futuros. Nós da Gena podemos te ajudar a fazer sua parte. Entre em contato conosco e solicite um orçamento. Até mais!

19, dezembro 2019

Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades sobre energia solar e economia na conta de luz!