Blog da Gena

Placa solar fotovoltaica: veja o que é e como funciona

Conheça as principais dúvidas sobre energia solar

13, fevereiro 2020

Com a popularização e conscientização da população, a sustentabilidade vem ganhando força, e junto com ela muitas pessoas vêm procurando mudar seus hábitos e apostar em recursos que reduzem o impacto ambiental, como a aquisição da placa solar fotovoltaica.

Ter um equipamento de energia solar é uma forma de gerar energia limpa e sustentável, por meio de um recurso natural inesgotável: a luz solar. Mas afinal, você sabe exatamente o que são os painéis solares? Qual é a função deles? Como eles conseguem transformar a luz do sol em energia elétrica?

Não se preocupe, neste post vamos responder todas essas perguntas. Hoje você vai entender a função desses equipamentos e como a “mágica” da conversão energética ocorre neste sistema. Ficou curioso? Então continue a leitura e descubra!

O que é placa solar fotovoltaica?

Provavelmente você já deve ter visto casa ou empresas com painéis escuros no telhado, correto? Cada um desses painéis nada mais é do que a placa solar fotovoltaica. É a parte do equipamento onde a luz solar incide e é captada, para então ser transformada em energia elétrica.

As placas de energia solar são constituídas por uma moldura de alumínio, um vidro especial, duas camadas de filme encapsulante, células fotovoltaicas, um material plástico que protege os componentes do painel e uma caixa de junção.

É importante manter a placa solar limpa e longe de objetos que possam projetar sombra sobre ela. A limpeza dos painéis solares é bem simples, e você pode conferir como ela deve ser feita no nosso post sobre manutenção de energia solar.

placa-solar-fotovoltaica-o-que-e

Vale lembrar que a sua placa de energia solar deve ser resistente e de boa qualidade. O investimento em um equipamento de energia solar é consideravelmente alto, e portanto deve ser compensado pela qualidade do produto.

Quer saber como escolher a melhor placa solar fotovoltaica para a sua residência ou empresa? Acompanhe.

Como escolher placas de energia solar?

A escolha da empresa que irá disponibilizar todo o equipamento e instalá-lo é um processo que deve ser feito com muita atenção. Existem alguns pontos que devem ser observados e que te ajudarão a fazer o melhor negócio. Confira.

Escolha uma boa empresa

A energia solar residencial ou empresarial já é um investimento que busca proporcionar uma economia maior ao longo dos anos. Por isso é mais vantajoso optar por uma empresa de confiança, equipe especializada e materiais de alta qualidade, evitando assim problemas e gastos desnecessários futuramente.

Um equipamento de má qualidade, ou procedência duvidosa provavelmente terá sua vida útil reduzida, além de acarretar sérios problemas durante este período. Rachaduras ou qualquer tipo de dano podem te levar a gastar mais com manutenções inesperadas, o famoso “barato que sai caro”.

Preze por um bom atendimento

O atendimento é essencial para garantir que tudo ocorrerá como planejado. Um estabelecimento que não atende bem, provavelmente não se preocupará se você tiver algum problema com o equipamento, por exemplo.

Imagine que a empresa envia sua equipe, eles instalam o equipamento e depois de um tempo você percebe que há algo errado. Então você liga para a empresa buscando resolver o problema e ninguém atende. Quando atendem, não demonstram interesse em ajudar ou solucionar o problema. Um transtorno e tanto não é mesmo? Por isso, não aceite nada menos do que ser bem atendido.

Como funciona energia solar nos painéis solares?

Ao contrário do que muita gente pensa, a energia elétrica produzida com a utilização do sol não é feita pelo calor que o sol emite, mas sim pela iluminação que ele gera.

Vamos explicar de uma maneira mais técnica como funciona energia solar e como converter energia solar em elétrica: nesse método as células fotovoltaicas (ou células de energia solar) são produzidas por materiais semicondutores (na maioria das vezes é utilizado o silício). Parte dos elétrons do material iluminado absorve fótons (partículas de energia solar) quando a célula sofre exposição na luz. De forma resumida, elétrons são transportados e levados para fora das células de energia solar e podem assim ser utilizados como energia elétrica.

placa-solar-fotovoltaica-como-funciona

Para ficar mais claro, que tal conferir nosso infográfico sobre como funciona a transformação em eletricidade a partir da energia solar?

Outro ponto importante que você precisa saber é como é garantida a economia na conta de luz, que leva tantas pessoas a investirem na energia solar. Diferente do que muitos pensam, a energia que você produz não fica armazenada no sistema para ser utilizada. Ela é injetada diretamente no sistema da companhia de energia da sua região, sendo calculada e convertida em créditos na próxima fatura.

Agora que você já conhece mais sobre a placa fotovoltaica, sabe do que ela é feita, como funciona e como escolher a melhor empresa para fornecer o equipamento, que tal conhecer um pouco mais sobre a Gena? Se tiver alguma dúvida ou quiser solicitar um orçamento, entre em contato conosco!

13, fevereiro 2020

Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades sobre energia solar e economia na conta de luz!