Blog da Gena

Manutenção de energia solar: como deve ser feita?

6, novembro 2018

Instalar um sistema de energia solar em casa, ou na empresa é ótimo. Economizar energia elétrica e ainda contribuir com a natureza é ótimo. Mas além disso, é necessário ter cuidados com o equipamento, realizando regularmente a manutenção de energia solar.

Não sabe como cuidar do sistema de energia solar? Como é a manutenção? Quando deve ser feita? Então continue acompanhando o post para tirar essas dúvidas e cuidar da maneira correta do seu sistema de energia solar. Confira.

Manutenção de energia solar: Limpeza dos módulos

Um dos principais cuidados que devem ser tomados na manutenção de energia solar é a limpeza dos módulos, ou painéis. A limpeza de energia solar deve ser realizada regularmente, para evitar que o acúmulo de sujeira prejudique o rendimento do equipamento. A limpeza serve para que o sistema continue captando energia fotovoltaica com a mesma performance planejada desde o início.

O proprietário do equipamento pode realizar parte da manutenção de energia solar sozinho. A limpeza comum pode ser feita por qualquer pessoa, lembrando que devem ser tomados os devidos cuidados. Em telhados muito altos a atenção deve ser redobrada, para evitar possíveis acidentes.

O acúmulo de impurezas pode provocar a perda de desempenho na captação de energia fotovoltaica. Outro problema decorrente da falta de manutenção de energia solar é o superaquecimento de algumas células do módulo. Isso normalmente acontece quando existem fezes de pássaros sobre o painel, causando sombra.

Dessa maneira, a sombra acaba direcionando uma quantidade de corrente elétrica excessiva para um mesmo local. Esse excesso de corrente elétrica em um mesmo local pode causar até mesmo uma rachadura no vidro do módulo.

manutencao-de-energia-solar

Quando limpar?

A resposta para essa pergunta é depende. Depende por exemplo do clima da região. Em lugares mais chuvosos a limpeza do sistema de energia solar deverá ser feita no mínimo a cada ano. Já em regiões onde chove menos o sistema necessita de limpezas mais frequentes, 4 vezes ao ano.

Como limpar?

Muitas pessoas não sabem como limpar o sistema de energia solar da maneira correta. A principal dúvida é se é necessário desligar o equipamento para realizar a limpeza, mas já avisamos que não há necessidade de desativar o sistema. Outro ponto importante que deve ser ressaltado é que não se deve pôr os pés ou andar sobre os módulos.

É importante estar atento antes de limpar os painéis, e verificar se há rachaduras no vidro. Se encontrar alguma, evite molhar aquela região. Vale lembrar também que a limpeza deve ser feita somente na superfície dos painéis.

A limpeza deve ser feita com água, e caso todas as impurezas tão tenham sido removidas será necessário o uso de um detergente não abrasivo. Aplique o detergente e limpe a área utilizando esponjas ou algo que não arranhe a superfície do módulo. Não use jatos de água com pressão, ou produtos químicos não indicados.

Manutenção energia solar: Monitoramento

É necessário estar atento e monitorar com frequência o equipamento para poder efetuar a manutenção de energia solar corretamente. Um dos problemas mais comuns que pode afetar o funcionamento do equipamento é a vegetação. A presença de árvores altas e próximas pode projetar sombra sobre o painel e acabar por superaquecer a superfície em um mesmo ponto.

Vale ressaltar que caso não consiga efetuar a limpeza corretamente, ou detectar qualquer problema ou comportamento anormal é necessário chamar um técnico especializado. Um profissional da área poderá detectar problemas e saberá como recorrer em certas situações.

Gostou do post? Continue acompanhando o blog para mais dicas e informações.

6, novembro 2018

Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades sobre energia solar e economia na conta de luz!