window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-104455988-1');
Blog da Gena

Tudo sobre o setor de Energia Solar para empresas

A Lei da Energia Solar foi aprovada, entenda o que isso significa para o consumidor

A Lei da Energia Solar foi aprovada, entenda o que isso significa para o consumidor
Equipe Gena

Equipe Gena Energia Solar

06 de junho de 2022

Em janeiro de 2022, o governo sancionou a Lei da Energia Solar. O Projeto de lei n° 5.829/2019 institui o Marco Legal da Microgeração e Minigeração Distribuída por meio da nova Lei 14.300/2022. Mas o que isso significa?

A instituição do Marco Regulatório da Energia Solar é um avanço na estabilidade e regulamentação para o mercado de energia solar no Brasil.

Para o consumidor final que possui um sistema próprio de geração de energia solar, o Marco Legal traz mais segurança, principalmente na regulamentação legal do Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE).

Confira a importância do Marco Legal da Energia Solar no Brasil e descubra como funciona a compensação de energia elétrica!

Qual a importância do Marco Legal da Energia Solar?

A criação de um Marco Legal consolida na forma de legislação a possibilidade do consumidor final compensar energia elétrica na sua conta de luz. Ou seja, a lei da energia solar regulamenta e traz segurança para o consumidor que produz mais energia do que consome no mês.

Além disso, este é mais um passo importante para a transição energética do Brasil em direção a fontes de energia limpa e renovável, como a Energia Solar.

Como funciona a compensação de energia elétrica na conta de luz?

Um sistema fotovoltaico de minigeração ou microgeração distribuída possui uma capacidade de geração de energia que pode ser emprestado à companhia local de distribuição de energia elétrica.

De maneira resumida, quando um sistema de energia solar produz mais energia do que consome no local, a energia “extra” pode ser utilizada para abater o consumo de energia elétrica da unidade consumidora.

Esse processo ocorre por meio de “créditos de energia” que você usa com a distribuidora de energia local.

Como posso solicitar a compensação de energia elétrica?

Antes de tudo, é preciso instalar um sistema fotovoltaico na sua empresa ou residência. Para isso, é necessária a realização de um projeto meticuloso que irá ponderar diversas variáveis, como capacidade de produção de energia, localização, porte da unidade consumidora, entre outros.

Esse projeto deve ser realizado por uma empresa especializada para garantir a segurança, viabilidade e garantia de todo sistema fotovoltaico no local.

A Gena Energia Solar é uma empresa especializada em sistemas de energia solar para empresas, atuando no mercado com profissionais especializados certificados e com equipamentos de última geração.

Durante o processo de elaboração do projeto, também é feita a solicitação do acesso à rede distribuidora de energia para posterior compensação da energia produzida.

Conheça a Gena!

A Gena Energia Solar realiza o projeto de sistema fotovoltaico da sua empresa do início ao fim: 

  • Elaboramos um projeto especializado para as necessidades e possibilidades do local;
  • Realizamos a instalação completa do sistema fotovoltaico com profissionais certificados; e
  • Fazemos a manutenção do sistema quando for necessário.

Entre em contato com nossa equipe comercial e faça um orçamento!

Confira a lei completa aqui.

Fonte: Aneel.

Equipe Gena

Equipe Gena Energia Solar

06 de junho de 2022

Deixe seu comentário