Blog da Gena

Fundo clima para empresas: o que é e como funciona?

20, novembro 2018

Quem possui uma empresa e está pensando em aderir ao sistema de energia fotovoltaica no negócio, essa pode ser a chance. A chegada de um fundo clima para empresas é a oportunidade perfeita para muitos de empresários e microempresários apostarem na fonte de energia renovável. Se interessou pelo assunto? Então continue acompanhando o post, porque hoje vamos explicar essa novidade. Vamos lá?

O que é fundo clima para empresas?

O que chamamos de fundo clima para empresas seria uma linha de crédito para a aquisição de sistemas de fontes de energia renováveis para empresas. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aposta em uma verba destinada ao financiamento dos projetos de microgeração de energia renovável. Desta vez o valor é maior, e será possível contar com uma linha de crédito destinada somente para empresas.

Essa linha de crédito para empresas é a Finame Energias Renováveis. Esse fundo clima para empresas terá um orçamento inicial de R$ 1 bilhão voltado para o financiamento para empresas. Marcos Ferrari, o diretor de Infraestrutura do BNDES afirma que pretende dobrar o investimento na área solar.

A linha de crédito traz dessa vez as taxas de juros mais baixas (>4%) para empresas que possuem um faturamento acima de 4,6 mi ao ano. Uma ótima oportunidade para grandes empresas investirem em um financiamento de uma fonte de energia renovável.

Vale ressaltar que a energia solar corresponde à maioria dos sistemas de geração de energia renovável, nos casos em que o cliente produz parte da energia que consome, podendo assim reduzir o valor da fatura de energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que nos últimos 5 anos o número de microgeração de energia foi de 23 para 30.900, sendo desses 99% energia solar.

Agora que você já entendeu o que chamamos de fundo clima para empresas, e percebeu o crescimento do número de instalações de energia solar no Brasil, confira a importância da energia solar para empresas e algumas vantagens desta linha de crédito.

Vantagens do fundo clima para empresas

O fundo clima para empresas procura aumentar o número de instalações de microgeração de energia renovável no país. Essa linha de crédito busca incentivar as empresas a adotarem os sistemas de energia renovável, principalmente a energia fotovoltaica.

Existem diversas empresas que gostariam de adotar a microgeração de energia renovável mas que não possuem condições. Com essa espécie de fundo clima para empresas, um número maior de instituições poderão produzir, por exemplo energia fotovoltaica.

A linha de crédito oferece oportunidades de financiamento para diversas empresas que antes não poderiam aderir ao sistema. Essa é uma maneira de abrir portas para muitas instituições que serão beneficiadas a partir da microgeração de energia renovável.

O financiamento oferece taxas de juros justas para quem deseja implementar o sistema em sua empresa. Grandes instituições poderão contar com taxas ainda mais baixas, portanto fica mais fácil implementar por exemplo o sistema de geração de energia fotovoltaica.

O aumento do número de empresas micro geradoras de energia renovável contribui com a natureza. Além de ser um hábito sustentável, pode contribuir para a imagem da empresa. Mais para frente falaremos sobre o assunto, mas se quiser entender mais a fundo como funciona a energia solar em empresas temos um post aqui no blog.

Existem outras maneiras de financiamento para energia solar, mas essa linha de crédito é feita propriamente para empresas. Grande parte das solicitações eram por pessoas físicas, por isso a separação. Agora é possível que empresas tenham mais oportunidades de conseguir o financiamento de energia solar.

Partindo do ponto de vista das empresas, muitos empreendedores preferem não se comprometer com financiamentos por conta dos juros. O financiamento de energia solar por exemplo, durante o pagamento, gera economia na fatura de energia elétrica, pesando menos no final no mês.

Vale a pena colocar na ponta do lápis e considerar o financiamento de energia renovável, que além de poder reduzir custos desde o início, irá contribuir com a sustentabilidade do planeta. As empresas também podem cuidar da natureza, e o financiamento está disponível para auxiliar e incentivar a microgeração de energia renovável.

A importância da energia renovável para empresas

A adesão de um sistema de energia renovável em empresas pode trazer muitas vantagens. A instituição que apoia e adota a microgeração de energia renovável pode ser beneficiada de diversas maneiras, seja com a imagem que passa para o público, ou mesmo com a economia de energia. Confira a seguir.

Economia de energia

Já foi comprovado que com a microgeração de energia, onde o cliente reduz o valor da fatura de energia é possível economizar bastante. Cerca de 95% dos custos com energia elétrica podem ser reduzidos com a microgeração de energia solar em apenas um mês.

Essa economia pode cortar gastos futuramente, além do sistema possuir uma longa vida útil, em média 25 anos. Esses são fatores que podem contribuir para a economia de uma empresa, sem necessitar de reparos, substituições e incômodos frequentes. A limpeza é simples em boa parte dos casos não necessita de auxílio profissional.

Boa imagem

A sustentabilidade nas empresas é um fator que pode melhorar a imagem de uma instituição. Empresas que apoiam métodos sustentáveis costumam ter uma maior aceitação, que contribui também para a divulgação e crescimento do negócio.

As empresas sustentáveis são bem vistas no mercado, principalmente as que aderem a meios sustentáveis, como a geração de energia renovável. Como a energia fotovoltaica corresponde a cerca de 99% dos meios de microgeração de energia renovável, as empresas que possuem um sistema de captação de energia solar ganham credibilidade.

Fácil instalação

A instalação dos sistemas de microgeração de energia renovável pode ser fácil. O sistema de captação de energia fotovoltaica por exemplo é feita na parte externa do imóvel, não atrapalhando ou intervindo nas funções e atividades internas da empresa. É uma ótima opção para as empresas que não podem interromper as atividades para a instalação.

Gostou do post? Continue acompanhando o blog Gena para mais informações sobre financiamento de energia solar.

 

20, novembro 2018

Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades sobre energia solar e economia na conta de luz!