Blog da Gena

Financiamento de energia solar: veja formas de fazer

Financiamento de energia solar: veja formas de fazer

14, novembro 2019

Investir em energia solar é uma ótima opção para garantir economia e gerar uma energia limpa, mas será que qualquer pessoa pode aplicar capital nos famosos painéis solares? Esta já foi uma questão muito debatida, já que muitos se interessam mas não têm condições de arcar com o investimento. Por conta disso, atualmente existem algumas opções de financiamento de energia solar, que abre as portas para muitas pessoas que desejam investir nessa fonte de energia renovável.

Hoje vamos falar mais sobre esta forma de pagamento e como ela pode ser a oportunidade perfeita para você instalar o sistema na sua casa ou empresa. Continue acompanhando o post e descubra formas de fazer financiamento de energia solar e se esta modalidade é realmente vantajosa. Confira.

Vale a pena investir em energia solar?

Se você costuma pesquisar sobre o assunto já deve saber se investir em energia solar vale a pena ou não, correto? Se você se interessou pela possibilidade de gerar energia limpa, mas percebeu que o valor é um tanto alto para o que você pode aplicar no momento, não se desespere: o financiamento de energia solar pode ser a oportunidade perfeita para você. Mas será que parcelar este tipo de investimento realmente compensa?

financiamento-de-energia-solar-fotovoltaica

Muitas pessoas acreditam que investir em algo parcelado prestação pode não ser uma boa opção, já que passamos um bom tempo pagando por aquilo que muitas vezes não supre mais nossas necessidades. Isso não acontece com os painéis solares.

Devemos considerar que a vida útil de um sistema de energia solar residencial ou empresarial é de mais de 30 anos, com 25 anos de garantia. Em geral, é possível conseguir um financiamento de energia solar em até 60 vezes. Isso significa que você irá pagar parcelas por, no máximo, um sexto do tempo total de utilização do equipamento.

É importante considerar também que, assim que instalados, os painéis solares já começam a gerar energia. Sendo assim, já no primeiro mês de instalação você terá um grande desconto na fatura de energia elétrica.

Pensando nisso, muitas pessoas acabam optando por fazer o financiamento de energia solar com parcelas na média do valor pago na fatura de energia. Dessa forma, você não precisa desembolsar um valor maior do que já está acostumado a pagar mensalmente.

Mas afinal, você sabe quais são as formas de financiamento de energia solar que você pode fazer? Confira a seguir 3 maneiras de investir nos painéis solares à prazo.

Como fazer um financiamento de energia solar?

Então você está decidido que fazer um financiamento de energia solar é a melhor opção para o seu caso, correto? Se você procura saber quais são as principais linhas de financiamento disponíveis, temos um post aqui no blog falando sobre elas.

Mas, antes de mais nada, é importante saber a qual modelo de financiamento você se encaixa, para então poder escolher a melhor opção dentro das suas necessidades. Conheça agora os métodos para você investir em energia solar.

Financiamento como pessoa física

A primeira forma de fazer um financiamento de energia solar é como pessoa física. Este método é indicado para quem deseja investir em energia solar residencial, por exemplo. Para solicitar, basta ter em mãos um comprovante de endereço, um documento de identificação com foto e o comprovante de renda. Se o seu crédito for aprovado, você já pode instalar os painéis solares no seu imóvel.

É interessante entrar em contato com diferentes bancos e instituições financeiras que possuem um programa de crédito para energia solar e fazer algumas simulações antes de fechar negócio.

financiamento-de-energia-solar-residencia

Financiamento como pessoa jurídica

Se você tem intenção de instalar o sistema fotovoltaico na sua empresa, pode ser mais vantajoso realizar o procedimento como pessoa jurídica. Normalmente, empresas têm gastos maiores com energia, seja por conta de máquinas e equipamentos elétricos ou mesmo por conta do conforto e da comodidade dos funcionários. Por isso, existem mais benefícios para pessoas jurídicas que optam por fazer um financiamento de energia solar.

Você pode fazer isso por meio de financeiras ou então pelo BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), uma instituição financeira pública que apoia projetos nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Viu como é possível você começar a utilizar energia limpa e renovável? Agora que você já sabe mais sobre o financiamento de energia solar, entre em contato com a gente e solicite um orçamento.

financiamento-de-energia-solar

14, novembro 2019

Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades sobre energia solar e economia na conta de luz!