window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-104455988-1');
Blog da Gena

Tudo sobre o setor de Energia Solar para empresas

Conheça as vantagens do bicombustível Etanol

Conheça as vantagens do bicombustível Etanol
Equipe Gena

Equipe Gena Energia Solar

24 de janeiro de 2022

O Etanol, como é mais popularmente conhecido o Álcool Etílico Combustível, é uma fonte de energia limpa e sustentável produzida a partir de diversas matérias-primas, como beterraba, cana-de-açúcar e grãos. 

Confira o que a Química Jennifer Rocha Vargas Fogaça fala sobre essa fonte de energia limpa e sustentável:

No Brasil, o processo utilizado para a produção de Etanol é a partir da fermentação da cana-de-açúcar. A cada 1 tonelada de cana-de-açúcar é possível se obter aproximadamente 70 litros de Etanol.

No entanto, ainda que falemos que para a fabricação do Etanol é preciso fermentar a cana-de-açúcar, o processo total passa por diversas etapas, como:

  • Trituração de moagem da cana;
  • Concentração e cristalização da garapa;
  • Fermentação do melaço; e
  • Destilação fracionada.

Etanol como alternativa sustentável para o transporte

etanol

Na mira de uma sociedade mais sustentável, a redução das emissões de carbono no meio ambiente são um dos objetivos-chave nessa empreitada.

O setor de transporte responde por aproximadamente 25% das emissões de carbono no mundo. Por isso, uma das alternativas para a redução das emissões de gases é a utilização de biocombustíveis eficientes energeticamente.

Quando comparado com a gasolina, ele reduz em mais de 90% as emissões de dióxido de carbono no meio ambiente. 

Quais os tipos de Etanol combustível?

No Brasil, produzimos e consumimos dois tipos de etanol combustível: o anidro e o hidratado.

O Etanol anidro praticamente não possui adição de água e é adicionado à gasolina. Desde 2015, estabeleceu-se um percentual de 27% de etanol que deve ser obrigatoriamente adicionado à gasolina.

Esta adição possui duas vantagens principais:

  • Reduz a emissão de monóxido de carbono (CO) na queima incompleta da gasolina;
  • Aumenta o índice de octanagem da gasolina, que é a capacidade do combustível de ser comprimido sem que ocorra a detonação.

Já o Etanol hidratado é usado inteiramente como combustível em motores que foram desenvolvidos para a sua combustão.

De modo geral, o Etanol polui menos o meio ambiente pois não produz óxidos de enxofre e, como já vimos, são fontes de energia renováveis, ao contrário do petróleo.

Do Etanol à Energia Solar: tornando a matriz energética brasileira mais sustentável

A matriz energética brasileira, que é o conjunto de fontes de energia que o país possui, é composta majoritariamente por fontes renováveis. No entanto, esse cenário não reflete a realidade mundial.

Segundo Marcelo Menossi, coordenador do Laboratório de Genoma Funcional da Unicamp, a produção de etanol no Brasil é uma das tecnologias mais promissoras quando pensamos na importância de biocombustíveis para garantir uma matriz energética limpa.

Mas outras fontes de energia limpas também garantem a sustentabilidade da nossa matriz energética. Uma delas é a energia solar, que obteve a maior expansão proporcional em 2020 no Brasil, segundo dados do Anuário Estatístico de Energia Elétrica de 2021.

Especial atenção pode ser dada às pequenas centrais de geração solar distribuída, que tiveram um crescimento de mais de 2.000% no Brasil.

Torne a sua empresa sustentável com a Gena!

painel solar energia limpa

A Gena é uma empresa de energia solar que está construindo o futuro da geração de energia limpa e sustentável em Curitiba.

Conheça nossos projetos e venha fazer parte do grupo de pessoas e empresas que produzem energia solar de maneira eficiente e sustentável, além de economizar muito a longo prazo!

Faça um orçamento e calcule sua economia!

Equipe Gena

Equipe Gena Energia Solar

24 de janeiro de 2022

Deixe seu comentário