Blog da Gena

Momento ideal para a Energia Solar Fotovoltaica

energia solar fotovoltaica preço

30, março 2021

Muitos indícios mostram que, em 2021, a tarifa de energia elétrica deve ficar pelo menos 10% mais cara. Esse é o principal motivo para muitas empresas investirem em sistemas de energia solar fotovoltaica. O setor cresceu mais de 60% em 2020.

Como vai ser o ano de 2021 para a energia solar fotovoltaica e elétrica

Em meados de fevereiro, a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – alertou que o reajuste nacional para 2021 deve ser, em média, 13%. Tal percentual no aumento da tarifa deve ser repassado na metade deste ano, além de um possível reajuste das bandeiras tarifárias, custo adicional que hoje está defasado.

tarifas energia eletrica

Agora em março, a TR Soluções, empresa especializada no setor, estima um aumento médio nacional acima dos 15%. Isso está associado a diversos fatores, como o acionamento das termoelétricas, as quais tem o custo de produção mais alto que o das hidrelétricas, que sofreram com umas das piores estiagens dos últimos tempos em 2020. Além disso, existe a conta-covid, isto é, uma série de custos represados e que, neste ano, serão repassados na conta de todos os brasileiros.

Infelizmente, quando olhamos para o passado, notamos que isso não é um privilégio dos tempos atuais. O custo da nossa tarifa subiu, em média, 14,35% a.a nos últimos 20 anos. Praticamente o dobro da inflação no mesmo período.

energia solar fotovoltaica

Energia solar fotovoltaica teve redução de custo

Na contramão dessa tempestade, o custo da energia solar fotovoltaica no Brasil reduziu 90% nos últimos 9 anos, e atinge um patamar de preço global e estável. A tendência é que esse preço permaneça sem grandes variações, tendo apenas influência da variação do dólar e disponibilidade de produto no mercado.

Diante desse cenário, hoje é um dos melhores momentos para implementação de um gerador fotovoltaico. Pois, além do fator preço da energia x custo da tecnologia, ainda em 2021 devemos ter uma mudança na legislação a respeito da energia que é creditada na rede da distribuidora de eletricidade. Haverá custos, que hoje são inexistentes, para os consumidores que se conectarem depois dessa alteração, ou seja, sistemas em operação antes dessa mudança ficarão livres de despesas adicionais.

Ficou interessado na energia solar fotovoltaica? Entre em contato com a nossa equipe e peça um orçamento para sua casa ou empresa, basta acessar este link.

30, março 2021

Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades sobre energia solar e economia na conta de luz!