Blog da Gena

Energia Solar Fotovoltaica: definição e conceitos

energia solar fotovoltaica

1, junho 2021

Energia solar fotovoltaica é a energia produzida a partir da luz emitida pelo sol. As células fotovoltaicas são produzidas por placas de silício semicondutores, onde os elétrons do material iluminado absorvem os fótons oriundos da luz solar. 

Uma das grandes contradições a respeito da luz solar fotovoltaica é a respeito da sua fonte de produção. Ou seja, o próprio sol. 

Muitos confundem a energia solar fotovoltaica com a energia solar heliotérmica. E, por isso, acreditam que em lugares frios não seja possível obter energia solar.

Mas, gostaríamos de acabar com esse mito. E, para isso, preparamos este post para deixar tudo bem explicadinho.

Para começar, te convido a ver o vídeo abaixo. É curto, rápido e objetivo.

O que é a Energia Solar Fotovoltaica?

A Energia solar fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, por isso, pode ser produzida mesmo em dias nublados, frios ou chuvosos. 

Pois, a produção de energia está condicionada a radiação solar. Ou seja, quanto maior a incidência de luz, maior a quantidade de eletricidade a ser produzida. 

Para se ter uma ideia, uma placa solar de 200 Wp é capaz de produzir entre 24 e 40 kWh ao mês (ou 800 a 1300Wh por dia). E, em torno de 100 W (ou 0,1 kW) a 165 W (ou 0,16 kW) por mês com um consumo de 8 horas diárias.

Portanto, a Energia solar fotovoltaica é a conversão da radiação solar em energia elétrica realizada pelas células fotovoltaicas.

As células fotovoltaicas são feitas, normalmente de silício, que é um elemento semicondutor de elétrons. Quando a luz solar incide sobre as células, os elétrons são transportados para um campo elétrico. Gerando eletricidade.

Se você quiser ainda mais detalhes sobre isso, clique aqui e veja nosso outro post sobre como funciona a energia solar fotovoltaica. 

Portanto, de forma bem resumida, a produção de eletricidade na energia solar fotovoltaica se dá quando os elétrons são levados para fora das células de energia solar e encaminhados para um inversor

Como acontece a conversão da energia solar fotovoltaica em eletricidade?

Quando os elétrons chegam no inversor há uma transformação da energia fotovoltaica  em energia elétrica. 

O inversor é o equipamento que converte a corrente contínua em corrente alternada. Ao fazer esta transformação o inversor permite que a energia solar fotovoltaica seja usada em qualquer equipamento elétrico ou eletrônico. 

Já no sistema heliotérmico, a energia que vem do sol é captada por meio do calor que ele proporciona. Normalmente, esse sistema é usado para aquecer a água em residências, hotéis ou clubes. 

Nesse caso, são usados painéis solares que refletem a luz solar, diferentemente das placas solares de silício que absorvem a luz. 

E, em vez de um inversor, o sistema heliotérmico utiliza um receptor. Esse equipamento aquece a água produzindo vapor, que movimenta turbinas que acionam geradores de energia elétrica.

Por que usar Energia solar fotovoltaica?

A primeira resposta para essa pergunta é: a energia solar fotovoltaica é uma fonte renovável de energia. Só nisso, todos nós já deveríamos ser convencidos.

O nosso planeta está consumindo cada vez mais energia. E, o próprio Brasil, com tantos recursos naturais, já está sentindo a crise hidráulica. 

Isto é, só com o recurso hídrico não conseguiremos abastecer nossas casas e empresas com eletricidade e saneamento básico. Será preciso fazer uma escolha. Ou utilizamos a água para beber ou para gerar eletricidade. 

Eu sei que parece um pouco alarmante, mas essa é a realidade que se aproxima. E, se nós, como humanidade não encontrarmos recursos renováveis, estaremos fadados a voltar para a Idade Média. 

Por isso, a Gena se propõe a fazer uma revolução fotovoltaica. Ou seja, produzir a energia elétrica com a luz solar.

Se você ainda não está convencido de que a energia solar fotovoltaica é uma das melhores alternativas para produção de energia limpa. Clique aqui e conheça as vantagens de escolher esse sistema.

Mas, quantos painéis solares eu preciso para gerar energia solar fotovoltaica?

Bom, essa é uma pergunta bem complexa. Por isso, separamos uma lista de variáveis para você fazer a melhor escolha.

Vamos te mostrar quais são os principais fatores que influenciam na quantidade de painéis solares para instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica:

Lugar: considerar a geografia do lugar.

O Brasil é um país continental, isto é, cada região tem um tipo diferente de exposição solar. Isso precisa ser observado com bastante atenção para saber a quantidade de painéis solares necessários para captação da luz solar.

Quantidade de Incidência Solar

Como já falamos, a incidência solar varia de lugar para lugar. Portanto, para saber a quantidade de placas solares você precisa medir a quantidade de incidência solar. Isso precisa ser feito por um profissional.

Energia consumida

Outro ponto importante é a quantidade de energia consumida pela residência ou empresa. Isso você pode ver no seu talão de luz entregue pela distribuidora do seu estado. E, também é bom calcular a quantidade de pessoas que vão consumir essa energia. Assim como, a quantidade de equipamentos elétricos e eletrônicos existentes. 

Espaço no telhado

Por fim, mas não menos importante, o espaço disponível no telhado é fundamental para saber a quantidade de painéis solares a serem instalados. Mas, essa análise também é feita por um profissional. A Gena tem uma equipe especializada e pronta para montar qualquer projeto de instalação de placas solares fotovoltaicas.

O Sol Brilha para Todos

Esse é nosso mote. Pois, sabemos que o sol é uma fonte inesgotável de energia. Precisamos dele para viver. 

E, ao mesmo tempo, podemos produzir eletricidade com uma fonte limpa de energia, ou seja, sem comprometer a natureza.

Basta, apenas, começarmos a nos conscientizar sobre isso. E, para isso, a Gena tem se dedicado há mais de 10 anos. 

Se você chegou até aqui e está interessado em saber mais sobre as instalações de painéis solares fotovoltaicos, clique aqui e consulte um de nossos representantes. 

1, junho 2021

Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades sobre energia solar e economia na conta de luz!