Blog da Gena

Energia solar é opção de energia limpa? Descubra!

Vantagens da energia solar: conheça 5 benefícios da energia fotovoltaica

9, janeiro 2020

As fontes de energia limpa são um dos assuntos mais debatidos quando falamos de sustentabilidade. Buscar alternativas que não prejudicam o meio ambiente deveria ser uma preocupação global, inclusive nos meios de geração de energia.

Com a popularização dos hábitos sustentáveis, a procura pela energia solar também aumentou. Mas será que essa é uma boa opção para quem busca ter hábitos amigos do meio ambiente?

Hoje vamos falar sobre esta alternativa, que além de sustentável pode te ajudar a economizar na conta de luz. Ficou curioso? Então continue a leitura e saiba mais sobre a energia solar e suas vantagens.

O que é energia limpa e sustentável?

Falar sobre sustentabilidade não é mais novidade há anos. Além de ser um assunto que está sempre em alta, até mesmo as escolas abordam esse tema na grade curricular do alunos. A sustentabilidade remete à estratégias ecologicamente corretas, mas além disso, também é considerada uma alternativa que pode salvar o planeta e as futuras gerações.

Muitas pessoas estão adquirindo um estilo de vida mais sustentável, buscando viver de uma maneira que cause menos impactos ambientais. O objetivo é viver em harmonia com o meio ambiente, adotando práticas que não agridem tanto o meio ambiente, como a geração de energia limpa e sustentável.

Mas afinal, o que é energia limpa e sustentável? Como podemos identificar e classificar uma fonte de energia neste grupo? O que a difere de outros métodos existentes?

A energia limpa e sustentável nada mais é do que métodos de geração de energia amigos do meio ambiente. Eles recebem este nome porque são renováveis e não afetam o ecossistema.

Antes de citarmos 4 formas de gerar energia limpa e sustentável é fundamental que você entenda a importância de buscar essas alternativas e por que o método utilizado em grande parte do mundo não é ideal.

A energia hidráulica é a fonte de energia mais utilizada no mundo. Certamente a energia que você usa no seu dia a dia é proveniente das hidrelétricas, que são extremamente prejudiciais ao meio ambiente. Sua instalação demanda uma série de mudanças que afetam o clima e a fauna da região, além de exigirem o corte de diversas árvores.

Buscando reduzir mais este impacto ao meio ambiente, existem algumas alternativas não tão conhecidas mas que fazem total diferença quando o assunto é sustentabilidade. Confira.

Energia solar é uma boa opção de energia limpa?

A energia solar fotovoltaica no Brasil é uma das mais avançadas e utilizadas em casas e empresas. Qualquer pessoa que possua um imóvel com estrutura adequada para a instalação do sistema pode investir em energia solar. A geração acontece por meio de placas solares capazes de converter a energia armazenada em energia elétrica utilizável.

Mas como funciona este método? As placas solares são instaladas normalmente nos telhados das construções. A incidência da luz solar nos painéis é captada e convertida em energia elétrica. Ao longo do dia essa energia é utilizada e armazenada para seu uso durante a noite. Isso acontece mesmo em dias nublados ou chuvosos.

Mas afinal, quais são as vantagens que esta fonte de energia limpa pode nos oferecer? Contribuir com o meio ambiente é essencial, mas além disso, quem decide investir em energia solar também sai ganhando.

Longa vida útil do equipamento

As placas solares são produzidas em materiais de qualidade e resistentes, pensados para durar muitos anos. A vida útil do equipamento é de em média 25 anos, podendo ser ainda maior se os cuidados e manutenção estiverem sempre em dia.

Manutenção simples e barata

Falando em manutenção, é importante saber que os painéis também exigem alguns cuidados. É indicada uma limpeza nas placas solares à cada 12 meses, feita apenas com água, ou que sejam removidos resíduos como galhos, folhas ou fezes de animais.

Economia nos custos com energia

Não há economia maior do que consumir a própria energia gerada, não é? Além disso, você não será impactado com os frequentes aumentos da conta de energia elétrica proposto pelas distribuidoras.

Geração de energia constante, faça chuva ou faça sol

Existe um grande mito relacionado a geração de energia solar. Comumente se relaciona a produção energética como opção interessante para locais com grande incidência de raios solares e regiões onde faz muito calor. Entretanto, esse pensamento está equivocado.

Outra vantagem da energia solar é que o sistema funciona com a incidência de luz (FOTO) e não necessita de calor. Logo, qualquer região brasileira está habilitada para receber energia solar fotovoltaica.

Podemos afirmar que a energia solar é a opção de energia limpa mais acessível e utilizada. Com ela você pode gerar energia em sua casa ou mesmo empresa sem causar danos ao meio ambiente. Se interessou pela alternativa? Então entre em contato com a equipe da Gena e solicite um orçamento

9, janeiro 2020

Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades sobre energia solar e economia na conta de luz!