Blog da Gena

Energia solar em condomínio: veja por que essa é uma boa ideia

28, novembro 2019

Se você tem um apartamento ou condomínio, gostaria de ter um imóvel sustentável e ainda quer economizar na fatura de energia, está na hora de conhecer mais sobre a energia solar em condomínio. Essa pode ser uma ótima opção para os proprietários de imóveis e também para o meio ambiente. Mas você sabe como é feito esse tipo de instalação?

No post de hoje vamos te ajudar a entender as vantagens que o sistema de energia solar em condomínio pode proporcionar e como você pode investir nessa atitude sustentável. Ficou curioso? Então continue a leitura e descubra!

Como posso ter energia solar em condomínio?

Este processo pode ser um pouco mais complicado do que em imóveis individuais, mas também é possível. A forma de consumo e geração de energia funciona de uma maneira um pouco diferente por contar com mais de um imóvel no local.

Nos condomínios, um sistema central é instalado em alguma área comum do condomínio ou no melhor local do prédio para que a energia seja distribuída para todos os imóveis. Vale a pena considerar esta iniciativa, pois a instalação é simples e os benefícios são diversos.

energia-solar-em-condominio-sol

Claro que, para a instalação do equipamento, é necessária a autorização e o consentimento dos demais proprietários. Se for difícil convencê-los com o argumento da sustentabilidade, lembre-os de que é real a valorização do imóvel com energia solar.

Vale a pena ter energia solar em condomínio?

Se você costuma acompanhar o nosso blog, já deve saber se vale a pena ou não investir em painéis solares, mas será que apostar na energia solar em condomínio compensa? Confira.

Economia na conta de luz

Provavelmente você já sabe da economia que a energia solar residencial pode proporcionar na sua fatura de energia elétrica, correto? Quando falamos de energia solar em condomínio, o cenário não é diferente, a não ser pela quantidade de proprietários que poderão usufruir desse mesmo benefício.

Muitas pessoas acreditam que, por ter que dividir a energia gerada pelos painéis com outras casas, a economia será menor. Não existe uma resposta certa, já que essa é uma situação relativa.

É importante lembrar que, apesar de dividir a energia, a quantidade de painéis instalados pode ser maior, além da possibilidade de dividir o valor do investimento com os demais proprietários.

Longa vida útil

A vida útil dos painéis solares é sempre um ponto muito positivo para quem está cogitando investir nesse sistema. A média da duração do equipamento é de 25 anos, podendo durar além disso se os cuidados e a manutenção estiverem sempre em dia.

Você e os demais proprietários poderão usufruir dos benefícios da energia solar por muitos anos, compensando o valor investido e gerando economia por um longo período. Além do mais, é importante considerar o investimento caso você pretenda vender seu imóvel em condomínio algum dia, pois a energia solar residencial agrega valor a ele. Confira mais no tópico a seguir.

energia-solar-em-condominio-vale-a-pena

Valorização do imóvel

Um fator importante para a precificação de um imóvel é a vantagem econômica que ele pode trazer em uma futura revenda. Uma boa relação de custo/benefício é a presença de placas de energia solar. Este investimento passa a gerar retorno assim que é instalado, tem alta durabilidade e exige manutenções simples e mensais.

Dessa forma, tanto você quanto o próximo proprietário poderão usufruir dos benefícios e seu imóvel pode valer mais. De acordo com da ONG Green Building Council, um imóvel com soluções sustentáveis pode chegar a valorizar até 30%. Demais, não é? Além disso, um imóvel com energia solar contribui com o meio ambiente e com a sustentabilidade, pauta cada vez mais importante no mundo de hoje.

Temos um post aqui no blog falando sobre valorização do imóvel com energia solar. Nele você encontra mais informações sobre o assunto. Não deixe de conferir.

Tendência de mercado

Apostar em uma tendência de mercado é um fator importante para quem pretende vender um imóvel futuramente. A energia solar é um investimento que vem se popularizando e ganhando cada vez mais admiradores. Não é raro encontrarmos pessoas que preferem pagar mais por um imóvel pela economia de energia elétrica que ele proporciona e pela sustentabilidade da energia limpa e renovável.

Foi constatado um crescimento considerável na busca por empreendimentos amigos do meio-ambiente no mercado imobiliário. Soluções como o reaproveitamento de água e a geração de energia sustentável valorizam o imóvel.

Essas são características importantíssimas para a Geração Z e os novos consumidores, que são engajados e fazem questão de adquirir produtos e serviços que sejam coerentes com seus posicionamentos.

Está convencido de que a energia solar em condomínio é uma ótima opção? Então entre em contato com a gente e solicite um orçamento. Não deixe de nos acompanhar também no Facebook e Instagram. Até mais!

energia-solar-em-condominio

28, novembro 2019

Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades sobre energia solar e economia na conta de luz!