Blog da Gena

5 motivos para ter energia solar em casa

8, janeiro 2019

Está pensando em instalar um sistema de energia solar em casa, mas ainda está na dúvida? É importante avaliar os custos e os benefícios que esta estrutura irá proporcionar. É tão vantajoso assim? Vale a pena o investimento? Para ajudar a solucionar estas questões, trouxemos neste post 5 motivos para ter energia solar em casa. Vamos lá?

Como funciona a energia solar em casa?

Muitas pessoas gostariam de ter um sistema de energia solar em casa, mas não sabem como ele funciona. Se essa for sua maior dúvida, temos um post aqui no blog explicando como funciona todo o processo de captação, vale a pena conferir.

De um modo geral a energia é captada, convertida pelos painéis e levada para ser utilizada em casa. Esta energia abastece os aparelhos que estão consumindo energia elétrica, como geladeira, televisão, etc. Se não for totalmente consumida, a energia é armazenada e pode ser utilizada à noite também.

Confira a seguir alguns motivos para ter energia solar em casa. Acompanhe.

Motivos para ter energia solar em casa

Está pensando se realmente compensa instalar o sistema? A seguir iremos te dar 5 motivos e vantagens para começar a produzir energia solar em casa, e evitar os altos valores da fatura de energia. Confira.

Economia

Esse certamente é um dos fatores que mais motiva as pessoas a investirem no sistema de energia solar em casa. Quando você produz toda a energia que consome, terá que pagar apenas a tarifa mínima da companhia de energia da sua região. Em alguns casos a energia produzida não é suficiente para cobrir todo o consumo, e só então sua casa utiliza a energia da companhia, gastando assim o mínimo possível.

O valor investido no sistema de captação e na instalação é compensado pela economia em alguns anos. Feita uma simulação, uma residência com 3 pessoas teria o investimento pago em menos de 9 anos. Vale considerar que a vida útil do sistema é longa, como falaremos mais adiante.

Valorização da casa

Dependendo da qualidade do material e da instalação, é possível levar o equipamento caso você se mude. Mas é possível vendê-lo junto com a casa por um valor maior. O sistema de energia solar em casa valoriza o imóvel, podendo aumentar consideravelmente o valor de venda.

Sustentabilidade

Utilizar uma fonte de energia renovável é uma das melhores maneiras de praticar a sustentabilidade em casa. Se você costuma separar o lixo e economizar água por exemplo, imagine-se utilizando a energia do sol para manter sua casa em funcionamento. Deste modo você economiza dinheiro e contribui com a natureza.

Pouca manutenção

O sistema de energia solar em casa não exige manutenção profissional muito frequente. A cada 6 meses é ideal que seja feita uma limpeza básica com água, sendo indicada a visita de um técnico para avaliação a cada 5 ou 10 anos.

Longa vida útil

A durabilidade do sistema de energia solar em casa é de em média 25 anos. Quando bem cuidado o equipamento pode durar por mais tempo. Realizar a limpeza corretamente e contar com a revisão de um técnico ajudam a aumentar este prazo.

Gostou do post? Continue acompanhando o blog Gena para mais dicas e informações.

8, janeiro 2019

Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades sobre energia solar e economia na conta de luz!