Blog da Gena

Energia solar para você economizar

energia solar economizar

4, maio 2021

Se os custos da sua empresa estão altos, a energia solar pode te ajudar a economizar. O Brasil é um país de clima tropical, o sol brilha durante todo o ano e em todo o território nacional.

A grande incidência de luz solar faz do nosso país o local ideal para a instalação de sistemas de energia solar. Um dos principais motivos que levam o usuário a adotar esse sistema é a economia que ele gera na conta de luz

Além disso, a energia solar fotovoltaica é um exemplo de energia sustentável. Ela não agride o meio ambiente e utiliza uma fonte renovável de energia (luz do sol) para produzir eletricidade.   

O que é energia solar?

Esse é um termo utilizado para se referir a energia conseguida através da luz e do calor emitidos pelo Sol. 

Atualmente, a produção de energia solar pode ser dividida em: 

  • Energia solar fotovoltaica: produzida pela incidência direta da luz solar nas placas 
  • Energia heliotérmica: sistema que transforma a irradiação solar em calor e depois em energia elétrica  
  • Energia solar térmica: utiliza a luz do sol para gerar energia e calor 

Sendo que, as duas primeiras são utilizadas para a produção de energia elétrica. A última é usada para o aquecimento de líquidos. 

Como funciona a energia solar?

O kit de energia solar é composto por placa de energia solar e inversor. São essas peças que permitem a transformação da luz solar em eletricidade utilizável. 

Energia solar como funciona é bem simples. Os fótons (partículas de luz solar) se colidem com os átomos de silício que estão nas placas. Isso acaba fazendo com que os elétrons das partículas se movimentem e gerem uma corrente elétrica contínua. 

Essa corrente é encaminhada para o inversor que a transforma em corrente elétrica alternada. O mesmo tipo de corrente utilizada nas casas. Em seguida ela pode ser distribuída pelo imóvel para ser utilizada. 

Vantagens e desvantagens!

Energia solar vantagens e desvantagens é uma questão analisada pelos usuários antes de se decidirem pela instalação do sistema. Levando em consideração a tecnologia atualmente aplicada nos sistemas de energia solar, pode-se destacar duas desvantagens principais: 

  • o alto valor do investimento inicial: apesar de caro, todo o investimento é recuperado com o tempo. No máximo, em sete anos o usuário consegue recuperar o dinheiro investido.
  • geração intermitente de energia: o sistema só atua enquanto a luz solar estiver incidindo nas placas solares. Ou seja, não funciona à noite. 
  • mudança estética do imóvel: as placas solares instaladas alteram a imagem da cobertura ou fachada. Assim, modificam o design planejado para o exterior do imóvel.  

Entretanto, existem mais vantagens do que desvantagens da energia solar. Os pontos positivos são:

  • energia sustentável: já que utiliza uma fonte inesgotável e renovável de energia, a luz do sol.
  • sem poluição: o sistema de energia solar não gera nenhum resíduo poluidor, nem mesmo sonoro. Dessa forma, não agride a natureza. 
  • simplicidade na instalação: a instalação é rápida, leva de 2 a 3 dias, no caso de residências. Além disso, não exige grandes reformas ou alteração na estrutura do imóvel. 
  • manutenção simples: os usuários precisam apenas limpar as placas quando estiverem sujas e fazer a manutenção elétrica uma vez por ano. 
  • vida útil: a vida útil do sistema de energia solar é bem longo, mais de 25 anos. Nesse meio tempo, o usuário consegue recuperar seu investimento inicial e economizar dinheiro. 

Quanto é possível economizar?

A instalação de um sistema de energia solar residencial gerará economia no valor pago mensalmente para as distribuidoras de energia. Por causa, tanto da diminuição do consumo de energia da distribuidora, quanto pelo crédito energético gerado pela energia entregue à rede de distribuição. 

Funciona da seguinte forma: a eletricidade produzida pelo sistema de energia solar fica disponível para uso na residência. Quando o consumo é menor que a produção, o excedente é devolvido à rede da distribuidora. Isso gera créditos energéticos que, por sua vez, são abatidos do valor da conta de luz. 

Não existe um valor exato que seja possível economizar com a energia solar. Vários fatores vão influenciar nesse cálculo. Por exemplo: os hábitos de consumo, a potência do sistema de energia solar, a variação no preço da conta de luz e, até mesmo, as condições climáticas. 

Entretanto, é possível afirmar que, com a instalação de um sistema de energia solar, os níveis de economia ficam entre 50% e 95% do valor na conta de luz. 

Dessa forma, o valor investido na instalação de um sistema de energia solar acaba sendo pago pela redução nos gastos com a conta de luz. É estimado que o retorno do investimento aconteça entre cinco e sete anos após a instalação do sistema. 

Como a vida útil das placas é de mais de 25 anos, fica claro que o usuário tem, no mínimo, mais duas décadas para aproveitar a economia de dinheiro gerada pela produção de energia solar.

Clique aqui e descubra o quanto você pode economizar com energia solar!

4, maio 2021

Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades sobre energia solar e economia na conta de luz!