Blog da Gena

Energia renovável: entenda o conceito

5 Músicas Que Usaram O Sol Como Inspiração Vol.3

27, fevereiro 2020

Atualmente a preocupação com o meio ambiente é um assunto cada vez mais em alta, trazendo muitos temas relacionados à tona. Uma das principais questões levantadas é a energia renovável, o que é e como funciona.

Apesar de ser constantemente mencionada, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre energia renovável o que é. É normal surgirem dúvidas sobre assuntos relacionados à sustentabilidade, já que, alguns anos atrás esse assunto era pouco mencionado.

Por isso preparamos este post para explicar o conceito de energia renovável e te ajudar a entender como ela pode ser gerada. Ficou curioso? Então continue acompanhando o post e descubra!

Energia renovável: o que é?

Uma coisa não podemos negar: viver sem energia elétrica nos dias de hoje é impossível. Mas como é possível fazer isso sem prejudicar o meio ambiente? Apostando em fontes de energia renovável. É nesta hora que surge uma das principais dúvidas acerca do assunto: energia renovável o que é, como podemos classificar uma fonte neste grupo, e por que ela e tão importante?

Para que você possa entender melhor, vamos começar falando sobre o conceito de energia renovável. Como o próprio nome já diz, energia renovável é toda energia proveniente de uma fonte renovável ou que não se esgota.

As fontes renováveis produzem energia de maneira que não prejudicam ou geram grandes impactos negativos no meio ambiente. Toda energia gerada que se enquadre nesse aspecto pode ser considerada um energia renovável. 

Mas afinal, por que este tipo de energia é tão importante para nós? É nesta hora que entra o quesito sustentabilidade. Neste post não vamos nos aprofundar muito neste assunto, mas se quiser saber mais, temos um conteúdo sobre fontes de energia limpa e sustentável.

A energia hidráulica é a fonte de energia mais utilizada no mundo. Certamente a energia que você usa no seu dia a dia é proveniente das hidrelétricas, que são extremamente prejudiciais ao meio ambiente. Sua instalação demanda uma série de mudanças que afetam o clima e a fauna da região, além de exigirem o corte de diversas árvores. 

Como gerar energia renovável?

Antes de mais nada, você precisa saber que a energia hidráulica é a fonte de energia mais utilizada no mundo. Certamente a energia que você usa no seu dia a dia é proveniente das hidrelétricas, que são extremamente prejudiciais ao meio ambiente. Sua instalação demanda uma série de mudanças que afetam o clima e a fauna da região, além de exigirem o corte de diversas árvores. 

Por isso separamos as principais fontes que não prejudicam tanto o meio ambiente e explicamos como cada uma delas funciona. Confira.

Energia Solar Fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica no Brasil é uma das mais avançadas e utilizadas em casas e empresas. Qualquer pessoa que possua um imóvel com estrutura adequada para a instalação do sistema pode investir em energia solar. A geração acontece por meio de placas solares capazes de converter a energia armazenada em energia elétrica utilizável. 

Mas como funciona este método? As placas solares são instaladas normalmente nos telhados das construções. A incidência da luz solar nos painéis é captada e convertida em energia elétrica. Ao longo do dia essa energia é utilizada e armazenada para seu uso durante a noite. Isso acontece mesmo em dias nublados ou chuvosos.

Energia Eólica

O vento é outra alternativa de geração de energia limpa e sustentável. Esta é uma forma ambientalmente correta de gerar recursos energéticos por meio de uma fonte renovável e inesgotável.

Na energia eólica o vento é captado por hélices gigantes dispostas em moinhos. É uma forma completamente limpa e ambientalmente correta de gerar recursos energéticos para a sociedade.

Esta alternativa só pode ser aplicada em lugares onde o vento é forte, abundante e pega altas velocidades. A quantidade de energia varia de acordo com a densidade do ar, da velocidade do vento e da área abrangida pelas hélices.

Energia Geotérmica

Menos conhecida que as alternativas anteriores, a energia geotérmica é outra fonte renovável. Neste método a energia é gerada por meio do calor existente no interior da Terra. O objetivo é aproveitar a temperatura do centro do planeta para aquecer as águas.

A energia geotérmica funciona da seguinte maneira: são feitas escavações que permitem utilizar a temperatura do planeta. As águas que são aquecidas começam a movimentar turbinas que geram a energia limpa e renovável.

Energia Maremotriz

A energia maremotriz também é pouco explorada nos dias de hoje, mas com os estudos e pesquisas feitos atualmente, a tendência é que ela seja mais conhecida com o passar dos anos. 

Esta alternativa gera energia por meio de energia cinética, com o movimento das marés, ou por meio de energia potencial, que é baseada na diferença entre as marés baixa e alta. As turbinas geradoras são responsáveis por converter essa força em energia elétrica.

Já pensou em fazer a sua parte e ajudar o meio ambiente gerando energia renovável? A Gena pode ajudar você a tornar isso possível. Fale com a gente e conheça nossas soluções.

27, fevereiro 2020

Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades sobre energia solar e economia na conta de luz!