Blog da Gena

Energia Renovável no Brasil, um caminho sem volta!

Aneel

15, junho 2021

A energia renovável no Brasil, assim como, no mundo, já é uma realidade. Leis tramitam no congresso, empresas se adaptam e a sociedade se conscientiza sobre esse tema tão importante. 

Segundo a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), o Estado de Minas Gerais já ultrapassa 1 GW em produção de energia renovável para consumo próprio. 

Isso coloca Minas como o estado brasileiro que mais investe em geração distribuída, ou seja, os consumidores instalam suas próprias usinas de fonte solar, hídrica, eólica ou biomassa e biogás.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a energia renovável em Minas Gerais é gerada por 84.248 minigeradores, beneficiando mais de 120.929 unidades consumidoras e, consequentemente, evitando a emissão de, pelo menos, 394 mil toneladas de gases de efeito estufa por ano. 

Mas, Minas Gerais não é o único lugar que tem gerado energia elétrica com fontes renováveis. Pelas projeções da Associação, até o final deste ano, a potência instalada de geração distribuída no Brasil pode chegar a 7GW. 

Em abril deste ano, o marco de 5 GW já foi superado e o perfil de consumidores é variado, segundo a ABGD: 

  • 38% são para alimentar estabelecimentos comerciais; 
  • 38%, residências; 
  • 14%, unidades rurais; 
  • 9%, indústrias;
  • e 1%, serviço público.

Ainda de acordo com o site governamental do Brasil, as fontes de energias renováveis representam 83% da matriz elétrica brasileira. 

De acordo com o governo, o Ministério da Defesa desenvolveu, em 2019, um projeto-piloto para utilizar a energia solar em seu prédio principal. 

A instalação de painéis solares supriu em 40% o consumo de energia elétrica do edifício. Foram colocadas 1,6 mil placas que devem gerar, em média, 72.000 KWh/mês. 

Até mesmo na Antártica, na estação de pesquisa brasileira Comandante Ferraz, a energia elétrica também é produzida através de painéis solares fotovoltaicos. 

Para saber mais sobre energia solar fotovoltaica em lugares frios veja o post sobre energia solar em lugares frios.

Cenário Global de Energias Renováveis

De acordo com a Bloomberg NEF, espera-se que o Brasil e o Chile desfrutem de um forte impulso na produção de energia renovável com a entrega de projetos atrasados. 

O estudo aponta que, mesmo sofrendo com a situação causada pela Covid-19, o mundo todo investiu $501,3 bilhões de dólares para a descarbonização em 2020, superando em 9% o ano anterior.

Em 2020, empresas, governos e famílias investiram, aproximadamente, $303,5 bilhões de dólares em novas formas de energia renovável. Assim como, houve um investimento de $139 bilhões em veículos elétricos e infraestrutura de para recarga. 

Em um relatório recente publicado pela Bloomberg NEF, o investimento global em energia renovável gira em torno de  $300 bilhões de dólares por ano. E, nesse sentido, a energia solar tem sido uma das principais opções.

energia renovável

Na América Latina, o cenário é ainda mais promissor. De acordo com a Bloomberg, novas usinas de energia eólica e solar vão surgir na América Latina em 2021, após um difícil processo de pandemia. A expectativa é que essas novas instalações excedam 10 gigawatts (GW) pela primeira vez. 

Energia Solar: opção de energia renovável

Uma das grandes tendências para energia elétrica renovável são os painéis solares, ou também chamados de painéis fotovoltaicos. 

Segundo o jornal Gazeta do Povo, desde 2019, os painéis solares fotovoltaicos são exigidos por lei em residências dos Estados Unidos.

De acordo com a matéria da Gazeta, casas unifamiliares e edifícios multifamiliares de até três andares, na Califórnia, devem obedecer o novo padrão de energia solar. 

A previsão é de que a obrigatoriedade de instalação dos painéis solares fotovoltaicos pode acrescentar cerca de $10 mil dólares no custo inicial de uma casa, mas que se equilibrará ao longo do tempo com contas de eletricidade mais baixas.

Em Fernando de Noronha o uso de energia fotovoltaica já é uma realidade E, de acordo com o Diário de Pernambuco haverá um aumento de 20% em energia solar até o final do ano e, com isso, haverá redução no consumo do biodiesel e outros combustíveis que agridem a natureza. 

Portanto, já ficou comprovado que a energia gerada a partir de painéis solares fotovoltaicos é uma das melhores formas de geração de energia elétrica com fonte renovável. E, o melhor de tudo é que você pode criar sua própria energia usando pouco espaço, inclusive, o próprio telhado da sua casa ou empresa.

Quer saber mais sobre Energia Solar Fotovoltaica?

Que tal conhecer mais sobre a energia renovável que mais cresce no mundo e no Brasil? Acesse nossos outros posts e saiba tudo que você precisa saber sobre energia solar fotovoltaica.

15, junho 2021

Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades sobre energia solar e economia na conta de luz!