Blog da Gena

Energia Limpa: o que é? Conceito e Definição

energia limpa

10, agosto 2021

A energia limpa é um método de geração de energia amigável ao meio ambiente. Ela recebe este nome porque é renovável e não afeta o ecossistema.

Por que utilizar Energia Limpa?

O petróleo, o xisto, o gás e o carvão são conhecidos como combustíveis fósseis. E, desde a revolução industrial, são os mais usados pela indústria. 

Porém, essas fontes de energia não são renováveis. Ou seja, elas não vão subsistir para sempre. E, sua escassez poderá trazer prejuízos econômicos inimagináveis.

Alinhado a isso, os combustíveis fósseis se tornaram um grande problema por causa do resultado de sua queima. Ou seja, a liberação do dióxido de carbono (CO2). 

O CO2, por sua vez, quando liberado em excesso na atmosfera causa desequilíbrio no clima do planeta, doenças graves em humanos e prejudica o bioma de qualquer ecossistema.

Outro grande problema ocasionado pelo uso de combustíveis fósseis é que os automóveis movidos por motor de combustão dependem dessa fonte de energia para funcionar. 

Portanto, se não houverem mudanças, a estimativa é que até o fim deste século o aquecimento global chegará a 4,1ºC, segundo um estudo apresentado pela revista Review of Geophysics.

Neste cenário catastrófico que a humanidade se colocou, muitas alternativas começaram a surgir para substituir os combustíveis fósseis e gerar o que está sendo chamado de Energia Limpa.

Quais são os tipos de energias limpas?

Dentre as inúmeras alternativas oferecidas para substituir os combustíveis fósseis, as principais são: energia eólica, hidráulica, biomassa e energia solar.

Energia Eólica

A energia eólica é gerada a partir do vento. Por meio do movimento de grandes hélices as turbinas são acionadas e transformam a energia mecânica em energia elétrica. 

A grande desvantagem da energia eólica são as hélices, que custam muito caro e precisam ser instaladas em lugares remotos, na zona rural, fazendo com que o cabeamento também seja um custo.

Curiosidade: Veja a maior hélice do mundo!

Apesar de não haver quase nenhum impacto ao meio ambiente, as hélices de energia eólica podem sofrer danos por conta de tempestades e outros fenômenos da natureza. 

Sem falar na poluição sonora provocada pelo ruído provocado pelo movimento das hélices que pode chegar até 60 decibéis. Portanto, a energia eólica ainda engatinha para ser uma solução contundente para o uso de combustíveis fósseis.

Energia Hidráulica

O princípio da energia hidráulica é muito semelhante ao sistema de energia eólica. Mas, nesse caso, é a força do movimento da água que faz a turbina girar. 

Esse tipo de energia limpa é o mais conhecido no contexto brasileiro. Inclusive, uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo foi construída a partir da parceria entre Brasil e Paraguai, a usina hidrelétrica de Itaipu. 

Apesar de todo o dano causado ao ecossistema com a construção da barragem, a usina hidrelétrica pode ser considerada sustentável porque não libera toxinas na atmosfera como a combustão dos fósseis. 

Mas, assim como a eólica, a energia hidráulica também demanda um custo alto de distribuição. Ou seja, o cabeamento para levar a eletricidade produzida na usina até os lugares mais remotos acaba encarecendo o processo. 

No entanto, no Brasil as distribuidoras de energia elétrica são constantemente atravessadas por políticas de privatizações que também encarecem o fornecimento para quem está na ponta do processo. 

Por isso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está sempre trabalhando com o sistema de bandeiras para que a população consiga se organizar para não ser tão onerada financeiramente. 

Biocombustíveis

São também conhecidos como energia produzida a partir da biomassa. Isto é, são produzidos da matéria orgânica vegetal e/ou animal, mas que não são fósseis.

Um dos exemplos mais próximos que temos é a cana-de-açúcar, que já é conhecida mundialmente como uma alternativa para o petróleo. Inclusive, no Brasil a produção de etanol tem crescido cada vez mais. 

Porém, a grande desvantagem dos biocombustíveis é que sua produção em larga escala demanda muito investimento no processo. Seja na mão de obra ou até mesmo na indústria. 

Além disso, não podem ser considerados tão eficientes, afinal, também precisam de combustão para gerar energia. E, também com o tempo, o etanol tende a ser mais prejudicial aos motores do que a gasolina ou diesel.

Energia Solar

Dentre todas as alternativas de energia limpa, a energia solar tem despontado como uma grande saída para quem deseja economizar na energia elétrica.

A energia solar é gerada a partir da incidência de raios solares em placas de silício que captam a luz do sol, que geram fótons, enviados para um inversor que transforma a corrente alternada em corrente elétrica. 

A maior vantagem da energia solar é que um sistema fotovoltaico pode ser instalado em qualquer lugar. Comparado com as outras fontes de energia seu custo é bem mais baixo. 

Porém, o maior incentivo para energia solar tem partido de empresas e casas que estão adaptando seus telhados para captação de energia solar. E, assim, gerando energia para si próprios. 

Como ter energia limpa em minha empresa? 

Se você está tendo dificuldades para pagar a conta de energia elétrica e está buscando por alternativas a Gena Energia Solar pode te ajudar nesse processo. 

Nossa empresa conta com profissionais altamente qualificados para desenvolver projetos que vão ao encontro das necessidades da sua empresa.

Temos experiência no mercado de energia e já entregamos inúmeros projetos bem sucedidos. Sem falar que trabalhamos com produtos de altíssima qualidade.

Faça um orçamento sem compromisso. Comece a gerar sua própria energia limpa e sustentável. Além de economizar tempo e dinheiro você também estará ajudando o meio-ambiente.

Leia mais sobre Energia Solar:

10, agosto 2021

Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades sobre energia solar e economia na conta de luz!