Blog da Gena

Custo benefício da energia solar: compensa investir?

Como instalar energia solar: novas normas

5, abril 2019

 

Você deseja saber se o custo benefício da energia solar compensa? Pensa em investir mas não tem certeza se vale a pena? Para muitos o custo do sistema de geração de energia fotovoltaica pode ser alto, mas será que esse valor é compensado depois? Neste post vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Ficou curioso? Então continue acompanhando o post. Vamos lá?

Quanto custa energia solar?

Para começar esta é a primeira dúvida que iremos tirar neste post. Quando falamos de energia solar, um dos pontos mais questionados é o valor. Infelizmente não podemos passar um número exato de quanto custa energia solar, pois existem vários fatores que influenciam no orçamento total, fazendo com que o preço seja diferente em cada caso. Confira.

Altura e inclinação do telhado

O telhado é um dos fatores que influenciam no valor da instalação do equipamento de energia solar. Um telhado muito inclinado, ou muito alto acaba oferecendo mais riscos aos profissionais que executarão a instalação, mesmo com o uso de equipamentos de segurança.

Este risco muitas vezes pode elevar o custo da instalação do sistema, alterando também o valor total gasto com energia solar. Além disso é preciso atentar-se ao material do telhado. É importante se informar antecipadamente se o seu telhado precisará de alguma modificação para suportar o equipamento. Esse pode ser um custo a mais.

Equipamento

A escolha do equipamento ou empresa que irá fornecer o sistema também faz a diferença no valor final. Por vezes é necessária a instalação de um suporte para a inclinação correta dos painéis, que irá custar a mais. A quantidade de painéis a serem instalados também acaba influenciando no custo.

Se a instalação for feita no solo ao invés do telhado o uso do suporte será necessário, e a quantidade dos painéis não dependerá do tamanho do telhado por exemplo.

Relógio de luz

A distância do relógio de luz até o telhado da residência (ou o local onde será instalado o sistema) também intervém em quanto custa energia solar. Quanto mais longe o relógio estiver posicionado mais alto poderá ser o valor de instalação.

Além do mais é preciso ter um relógio de luz adequado para energia solar. É possível que seu relógio atual não possa ser utilizado, e por isso a substituição deste equipamento também deve ser considerada no valor final.

Sistema de proteção

Os quadros de proteção CA e CC podem ter aumento ou diminuição da quantidade de componentes conforme cada projeto de micro e mini usinas.

Financiamento para energia solar

Se você já solicitou o orçamento de energia solar e percebeu que o valor não se encaixa para você, é possível fazer um financiamento para energia solar. Diversos bancos oferecem esta opção, dando oportunidade para inúmeras pessoas produzirem sua própria energia e pagarem valores que cabem no bolso.

Neste post nos aprofundamos mais no assunto, citando bancos e as condições oferecidas por eles. Confira.

Custo benefício da energia solar

Agora que você já sabe alguns dos pontos que influenciam no quanto custa energia solar, vamos ao foco deste post: O custo benefício da energia solar compensa ou não? Antes de qualquer coisa é preciso saber o valor total a ser investido para produzir energia solar. Inclua o projeto, a aprovação na concessionária, a instalação, troca ou substituição de equipamentos e materiais antigos, equipamentos necessários e extras.

Tudo certo? Então confira a seguir o custo benefício da energia solar.

custo-beneficio-da-energia-solar

Em quanto tempo o investimento é compensado?

Quem produz energia solar tem uma economia de até 80% da conta de energia, e por isso afirmamos que o valor gasto com energia solar é um investimento. Com o passar do tempo esta porcentagem de economia de todos os meses, somada irá compensar todo o dinheiro investido.

Para ser mais específico em uma média de 6 anos ou menos será feito o retorno de todo o valor gasto no início. Considerando que a média da vida útil do sistema é de 25 anos, por no mínimo 19 anos você economizará dinheiro. Calculando dessa forma, o custo benefício da energia solar compensa muito.

Como é a manutenção de energia solar?

A manutenção de energia solar é simples e barata. A limpeza dos painéis pode ser feita pelo proprietário, utilizando apenas água e sabão neutro. Caso não seja possível ter um fácil acesso aos painéis será necessário contratar um profissional para isso, considerando que esta limpeza tem um prazo médio de 12 meses. Dessa forma, mesmo contratando um profissional, o valor acaba compensando pelo prazo.

Vale a pena a energia solar para residências?

Apesar de termos um post falando sobre energia solar para residências, não podemos deixar de citar este ponto aqui. Muitas pessoas ainda se perguntam se vale a pena este investimento. Como temos aparelhos que consomem bastante energia ligados o dia todo, é um valor que compensa ser pago.

Como dissemos anteriormente, em uma média de 6 anos você terá um retorno do investimento, seja com energia solar para residências ou empresas.

Gostou do post? Continue acompanhando o blog para mais dicas e informações.

 

5, abril 2019

Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades sobre energia solar e economia na conta de luz!