Blog da Gena

4 dicas de como se tornar uma empresa sustentável

como se tornar uma empresa sustentável

10, fevereiro 2021

A sustentabilidade é uma característica dos processos empresariais que buscam formas de garantir sua existência sem degradar o meio ambiente. Hoje, além de ser um diferencial importante, a sustentabilidade também é uma maneira de reduzir custos. Nesse texto, trataremos de como se tornar uma empresa sustentável.

Como se tornar uma empresa sustentável

Uma empresa sustentável é aquela que se preocupa com o impacto que a sua produção tem no meio ambiente e com a forma que consome os recursos naturais. Também se preocupa em como seus parceiros se comportam em relação ao meio ambiente.

Sendo assim, as ideias de sustentabilidade para empresas vão muito além de plantar árvores e economizar energia elétrica. Uma empresa verdadeiramente sustentável se preocupa com toda a sua cadeia de produção.

A seguir apresentamos quatro dicas de como se tornar uma empresa sustentável.

1. Gestão ambiental eficiente

A sustentabilidade empresarial começa por eliminar ou diminuir qualquer tipo de poluição que sua empresa possa estar gerando. A ideia é controlar os impactos causados pelos processos que envolvem a execução de seus produtos ou serviços. Para isso a empresa pode:

  • Controlar a poluição visual e sonora: diminuir a quantidade de cartazes, pôsteres e outdoors. Assim como, os ruídos dos equipamentos e sons altos;
  • Acabar com o acúmulo de resíduos: dar a destinação correta para os resíduos da produção. Eliminando o lixo despejado em calçadas e o esgoto a céu aberto, por exemplo;
  • Praticar uma economia circular: os resíduos de alguns processos de produção podem servir como matéria-prima para a própria empresa ou para outros negócios. Aplicar ideias de reciclagem e reaproveitamento, seja de recursos ou matérias-primas.

2. Uso consciente da água

Bons exemplos de práticas sustentáveis nas empresas envolvem o consumo consciente da água, seja no processo produtivo ou pelos colaboradores. A água é um recurso essencial para a vida humana. Por isso, encontrar maneiras de usá-la adequadamente é vantajoso para a empresa e para a sociedade.

Os negócios que procuram meios de como se tornar uma empresa sustentável devem adotar as seguintes ações em relação à água:

  • Armazenar a água da chuva: ela não pode ser utilizada para consumo ou nos processos de produção, mas pode ser usada para limpeza e para abastecer as descargas do banheiro;
  • Reutilizar a água: a água passa por processos de filtragem e purificação para poder ser reutilizada na produção ou destinada a outras atividades que não exijam o líquido potável;
  • Usar produtos biodegradáveis: produtos biodegradáveis são aqueles facilmente decompostos pelos microorganismos, assim, não poluem as águas.

3. Dê a destinação correta para os resíduos sólidos

O próximo passo de como se tornar uma empresa sustentável é pensar na quantidade e no destino dos resíduos sólidos gerados pelo negócio. Não estamos falando apenas dos restos de produção. Falamos de todo o lixo sólido produzido pela empresa, como restos de alimentos, baterias e copos plásticos.

Além de ajudar o meio ambiente, dar uma destinação correta ao lixo pode atuar como uma fonte de renda e de economia para a empresa.

A primeira coisa a fazer é: procurar formas mais eficientes de aproveitar a matéria-prima. Dessa forma, a empresa utiliza uma menor quantidade de matéria-prima para atingir o mesmo objetivo. Assim, gasta menos com fornecedores e diminui a quantidade de resíduos.  

As ações de como se tornar uma empresa sustentável envolve separar o lixo. Aquilo que for reciclável deve ser enviado para cooperativas e empresas especializadas. Os orgânicos podem ser usados em compostagem e depois vendidos como adubo orgânico.

Materiais como alumínio, metal e óleo de cozinha, por exemplo, também podem ser vendidos e ser uma fonte de renda extra para a empresa.

4. Utilizar fontes alternativas de energia

Outra maneira de como se tornar uma empresa sustentável é utilizando formas alternativas de energia e não apenas a eletricidade fornecida pelas distribuidoras. Uma das fontes preferidas das empresas sustentáveis é a Energia Solar.

Além de utilizar uma fonte sustentável de energia, as empresas que instalam o sistema de energia solar economizam consideravelmente na conta de luz. Isso porque, diminuem sua dependência da energia fornecida pelas distribuidoras.

As placas fotovoltaicas transformam a luz do sol em energia elétrica que é enviada ao inversor elétrico e depois disponibilizada para a empresa. Dessa forma, os serviços da distribuidora de energia só são necessários em situações em que o sistema de energia solar não consegue suprir a necessidade da empresa.

Geralmente, essas situações acontecem durante o horário de pico e a noite. Além disso, todo o excedente de produção de energia pelo sistema solar é entregue à distribuidora. Cada kilowatt entregue é transformado em crédito elétrico e abatido no valor mensal da conta de luz, assim, diminuindo ainda mais os gastos das empresas com energia.

Gostou das dicas? Preencha nosso formulário e faça o orçamento do seu projeto de energia solar com a Gena! Empresa especializada na instalação de painéis solares!

10, fevereiro 2021

Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades sobre energia solar e economia na conta de luz!