Blog da Gena

O que é e como reduzir a pegada de carbono?

O que é e como reduzir a pegada de carbono?

24, outubro 2019

Com assuntos como desenvolvimento sustentável e aquecimento global cada vez mais em voga, fica evidente a necessidade de pensarmos em como reduzir a pegada de carbono que deixamos pelo planeta. Ela refere-se a uma medida que calcula o quanto de carbono é emitido por uma pessoa, uma empresa, um governo ou uma atividade. A ideia, aqui, é promover a conscientização sobre a emissão de CO² e encontrar formas de reduzi-la.

Mas como fazer isso de forma efetiva e que faça realmente a diferença no mundo? Para ajudar você a entender melhor o que é a pegada de carbono e o que você pode fazer para diminuí-la, preparamos esse post com as principais informações sobre o assunto. Ficou interessado? Então continue a leitura!

O que é pegada de carbono?

Muitas atividades e consumos diários podem emitir altas quantidades de gases na atmosfera. Isso contribui com o efeito estufa e, consequentemente, com o aquecimento global, preocupações muito presentes nos dias de hoje. Pensando nisso, foi criada a pegada de carbono, uma metodologia que mede as emissões dos gases na atmosfera durante o ciclo de vida de uma pessoa, um produto, uma atividade ou um serviço.

Com o cálculo correto da pegada de carbono é possível analisar e mensurar os impactos que a vida de hoje causa na atmosfera e como podemos evitar a emissão em grandes quantidades, o que ajuda a causar as mudanças climáticas que temos presenciado.

O problema é que a emissão de gases tem sido muito maior que a capacidade da Terra em absorvê-los, fazendo com que o planeta se sobrecarregue e haja muitas consequências.

É importante que todos saibam que uma simples refeição deixa sua pegada de carbono. Pense na plantação, no cultivo e no transporte do alimento e perceba o quanto a alimentação compromete as emissões de gases na atmosfera.

Estar consciente e diminuir a pegada de carbono, portanto, ajuda a desacelerar o aquecimento global, contribui para a qualidade de vida e evita o overshoot, termo utilizado para se referir à sobrecarga da Terra. Para saber como fazer isso, continue a leitura e veja as dicas que daremos para você.

Como calcular a pegada de carbono?

Existem formas de você realizar uma estimativa da sua pegada de carbono. O site Carbon Footprint disponibiliza uma calculadora que, após coletar algumas informações, apresenta o valor aproximado da sua pegada de carbono. Esta é uma forma bastante eficiente de você ter uma ideia do impacto que suas atividades causam na atmosfera. A ferramenta é gratuita, mas está em inglês.

Entre as informações solicitadas estão o consumo de energia elétrica, hábitos de transporte, número de pessoas que moram em sua casa e gastos com roupas, medicamentos, alimentação, entre outros.

como-reduzir-pegada-de-carbono-transporte

Que práticas posso adotar?

Para reduzir a sua pegada de carbono, em primeiro lugar, é preciso estar consciente dos danos causados por nossos hábitos e consumos. Veja abaixo o que você pode fazer para ser menos prejudicial à atmosfera.

Não desperdice alimento

Para reduzir a pegada de carbono, você pode começar desperdiçando menos comida. Isso porque tudo o que consumimos diariamente utiliza diversos recursos naturais, com altos custos de transportes e muita poluição.

Adquirindo somente o que você vai consumir, portanto, faz com que você descarte menos embalagens e ainda demanda menos da Terra. Se possível, procure consumir alimentos orgânicos e em embalagens ambientalmente corretas.

Evite o consumo de carne

Outra forma de reduzir a pegada de carbono é diminuindo, evitando ou abandonando o consumo de carne. A pecuária é uma das atividades mais responsáveis pelas alterações climáticas, uma vez que emite altos níveis de dióxido de carbono.

Além disso, ainda existe todo o impacto causado pelo transporte das carnes de boi, porco e frango. O ideal, portanto, é adotar um estilo de vida vegetariano ou vegano. Se for muito difícil para você, é possível limitar o consumo para um ou alguns dias da semana.

Procure consumir produtos locais

Já parou para pensar em quanto os produtos que você consome “viajam” até você? O transporte pode ser extremamente prejudicial ao ambiente. Para diminuir esse impacto, a dica é priorizar os produtos locais.

Além de você diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera, você ainda incentiva o comércio da sua cidade e prioriza os produtores locais em vez das grandes corporações.

como-reduzir-pegada-de-carbono-alimentos

Diminua o uso do carro

Se você é dependente do seu carro, é bom repensar sua forma de se transportar. Os carros emitem muitos gases poluentes. Além disso, existem cada vez mais automóveis nas ruas, muitas vezes com uma só pessoa. Para reduzir os impactos, procure andar a pé ou dividir o carro com um colega.

Outra ideia é adotar a bicicleta como meio de transporte. Além de reduzir sua pegada de carbono, você ainda vai adquirir um hábito saudável e praticar uma atividade física.

Viaje menos

Você sabia que a viagem de avião é uma das maiores vilãs da pegada de carbono? A produção em excesso de dióxido de carbono é diretamente responsável pelas alterações climáticas do planeta.

Para reduzir esses impactos, procure fazer reuniões por vídeo-conferência ou opte por férias em locais mais próximos.

Consuma menos energia elétrica

A geração de energia elétrica é outra inimiga do meio ambiente. O uso de recursos naturais e o consumo desenfreado das casas, empresas e indústrias demandam cada vez mais do setor, fazendo com que a economia seja urgente.

Para isso, lembre-se de apagar as luzes quando sair de um cômodo e não deixar os aparelhos eletrônicos em stand by. Trocar as lâmpadas tradicionais por modelos ambientalmente corretos também pode ajudar você a reduzir o consumo de energia.

como-reduzir-pegada-de-carbono-alimentos

O ideal, no entanto, é utilizar energia solar. Energia Solar Fotovoltaica é a energia elétrica que conhecemos e utilizamos em nossas casas e escritórios, normalmente gerada por usinas hidrelétricas ou termelétricas, porém, neste caso, gerada a partir da luz do sol, através de micro usinas geradoras instaladas em nossos telhados, conhecidas como “Sistema de Energia Solar Fotovoltaico”.

Aqui na Gena nós projetamos e instalamos placas em residências e empresas. Você pode financiar o seu projeto e ainda contribuir para um planeta mais sustentável.

Viu como reduzir a pegada de carbono é possível? Basta adotar alguns hábitos e manter-se sempre alerta. Aproveite e entre em contato com a gente para fazer um orçamento de instalação placas de energia solar na sua casa ou na sua empresa!

24, outubro 2019

Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades sobre energia solar e economia na conta de luz!