Blog da Gena

5 dicas de como reduzir custos na empresa

como reduzir custos na empresa

16, março 2021

É nos momentos de crise econômica e financeira que as empresas se veem obrigadas a encontrar formas de economizar. O maior desafio é conseguir diminuir os gastos sem prejudicar a qualidade dos produtos ou serviços da empresa. Nesse texto vamos mostrar algumas dicas de como reduzir custos na empresa.

Primeiramente, as estratégias de redução de custos nas empresas devem considerar todos os setores, assim como todos os gastos que a empresa tem. Dessa forma, é preciso analisar tanto os custos com contas de luz, por exemplo, quanto com os copos descartáveis usados pelos funcionários.  

Além disso, para conseguir economizar no futuro, será necessário investir no presente. Esses investimentos não podem ser vistos como gastos, já que o valor aplicado em melhorias será revertido em economia. Sendo assim, gerando uma redução de custo maior que o próprio investimento.

5 dicas para reduzir custos na sua empresa

Confira cinco dicas que podem mudar os custos da sua empresa!

Energia Elétrica

A energia elétrica é indispensável. Entretanto, algumas mudanças podem ser feitas na empresa para diminuir o consumo de energia e, consequentemente, os gastos. Lâmpadas incandescentes, aparelhos eletrônicos antigos, ar-condicionado velho e equipamentos em stand-by são grandes consumidores de energia.

Como parte de plano de ação para reduzir custos, troque as lâmpadas incandescentes por equipamentos de LED, substitua os aparelhos de ar-condicionado antigos por modelos mais novos e incentive os funcionários a desligarem os aparelhos que não estiverem em uso.

Além disso, conferir as condições das instalações elétricas também é reduzir custos na empresa. Instalações antigas e ineficientes podem consumir mais energia do que o necessário, por isso, a atualização do sistema gera economia.

Material para escritório

Outra dica de como reduzir custos na empresa é diminuir os gastos com material de escritório. O percentual gasto com papel e tinta para impressão pode não ser relevante no total de custos da empresa. Entretanto, as pequenas economias são a melhor maneira de como reduzir custos operacionais de uma empresa.

Nesse sentido, deixar o papel e a tinta de lado e investir em documentos digitais é uma excelente maneira de reduzir gastos na empresa. Com a utilização de arquivos digitalizados os custos com papel, impressão e cópias são reduzidos de forma considerável.

Além disso, a empresa assume uma postura mais sustentável quando deixa de utilizar papel. Informação que pode ser utilizada pelo departamento de marketing para melhorar a imagem da empresa no mercado.

Negociar com fornecedores

Quaisquer estratégias de redução de custos nas empresas passam pelo processo de negociação com fornecedores. Principalmente, com os fornecedores de serviços mais caros. A ideia é conversar para encontrar uma forma de diminuir o valor pago.

Por exemplo, negociar com a empresa responsável pela telefonia. O objetivo é encontrar um plano que atenda às necessidades do negócio, mas que tenha um valor mais barato do que o plano atual.

Reduzir o turnover de funcionários

Um dos gastos que mais pesa no fluxo de caixa de uma empresa são os custos com funcionários. Além dos salários, para cada funcionário devidamente registrado e com carteira de trabalho assinada, a empresa deve pagar taxas e benefícios.

Os gastos continuam quando algum funcionário é mandado embora ou demitido. Além do acerto de contas, a empresa precisa gastar com um novo processo de recrutamento e seleção.

Com o candidato escolhido, vem os custos da contratação, formalização e treinamento do novo funcionário. Sem falar nas perdas causadas pela ausência de um colaborador nos processos da empresa.

Nesse sentido, encontrar maneiras de reduzir o turnover de funcionários é uma dica de como reduzir custos na empresa. A ideia é promover ações que aumentem a identificação dos funcionários com a empresa. Dessa forma, motivando-os e engajando-os durante as horas de trabalho.

Além de diminuir o turnover, colaboradores mais motivados tem uma produtividade melhor, o que também colabora para o plano de ação em reduzir custos.

Invista em Energia Solar

Por último, uma excelente dica de como reduzir custos na empresa é investir em um sistema de Energia Solar. Ele é o responsável por transformar a luz do sol em energia elétrica que poderá ser utilizada por toda a empresa.

Além de diminuir a dependência da distribuidora, o excedente de produção do sistema de energia solar é repassado à organização responsável pela distribuição. Cada kilowatt repassado à distribuidora é transformado em crédito energético e depois abatido no valor da conta de luz da empresa.

Clique aqui para saber como funciona a Energia Solar para Empresas!

Além da redução de custos, a energia solar traz outras vantagens para a empresa:

  • Retorno rápido do investimento;
  • A instalação do sistema de energia solar é simplificada, já que as placas fotovoltaicas podem ser colocadas no teto das edificações que fazem parte da empresa;
  • O uso de energia solar melhora a imagem da empresa no mercado;
  • Ajuda a criar uma cultura de sustentabilidade dentro do negócio;
  • Acesse o site e conheça a Gena, empresa especializada na instalação de painéis solares. 

16, março 2021

Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades sobre energia solar e economia na conta de luz!