Blog da Gena

Como instalar energia solar: novas normas

Você sabe como funciona a energia fotovoltaica? Saiba mais

7, novembro 2019

Depois de tantos anos de mudanças e aperfeiçoamentos, finalmente foi aprovada a NBR 16690, Norma Brasileira que estabelece regras e padrões para casos como instalar energia solar. A iniciativa visa padronizar e garantir a segurança das instalações de energia solar fotovoltaica, que tem caído no gosto do brasileiro dos últimos anos.

Por ser uma norma que trata de dados técnicos e exatos, foi necessária participação de diversos profissionais do setor. Nós, da GENA, contribuímos com diversas proposições e apontamentos para melhorias na NBR 16690. O profissional envolvido foi o Engenheiro Eletricista Mário Cymbaluk (CREA 27769/D PR), que já acompanha as regras há anos e mantém uma biblioteca de normas à disposição dos funcionários da GENA.

Quer saber mais sobre o que muda e como surgiu a NBR 16690? Continue a leitura!

Complemento à NBR 5410

A nova norma surgiu para ser um complemento à NBR 5410, chamada de “norma-mãe” das instalações elétricas, mas que as aborda de forma incompleta. Por conta disso, a maioria das empresas utilizavam como padrão a lei europeia. Algumas, no entanto, não tinham sequer padrão de instalação e medidas de segurança nos seus projetos de instalação fotovoltaica.

De acordo com Cymbaluk, a participação na elaboração da norma ajudou a GENA a se antecipar às mudanças que viriam. Ele afirma que, hoje, as regras estão mais rígidas. Uma das principais mudanças é a separação das correntes contínua e alternada, o que já era feito pela GENA, já que mantê-las próximas pode desencadear curtos-circuitos.

Outra medida de segurança já adotada pela GENA foi a identificação correta de toda a fiação para maximizar a segurança.

como-instalar-energia-solar-fotovoltaica

A aprovação da NBR 16690 é essencial para que as empresas passem a trabalhar com segurança e comprometimento com a saúde da população, já que agora o cidadão pode exigir os requisitos mínimos e exigir que seus direitos sejam mantidos.

Escolher uma empresa de confiança é essencial para que o sistema de energia solar seja eficiente e seguro para todos.

Mas afinal, será que realmente é importante contratar uma equipe profissional de energia solar, ou é possível evitar mais esse gasto? No post de hoje vamos falar sobre o assunto e responder essa dúvida. Acompanhe.

É preciso contratar uma empresa de energia solar?

Não é difícil encontrarmos maneiras de pagar mais barato em qualquer tipo de serviço ou produto, e com a energia solar não é diferente. Mas será que vale a pena pagar mais barato por algo que não é confiável?

Investir em energia solar é uma decisão que deve ser planejada e realizada com muito cuidado e atenção, ainda mais se considerarmos o valor aplicado. É muito importante buscar empresas confiáveis e serviços de qualidade, fazendo alguns orçamentos e pesquisando sobre o assunto antes de fechar contrato.

Além do valor dos painéis solares, contratar um serviço de má qualidade pode acarretar gastos imprevistos e te levar a gastar mais do que deveria. Por isso é fundamental procurar por uma empresa profissional de energia solar, procurando saber sua reputação e avaliações sobre ela.

Uma boa maneira de saber se uma empresa de energia solar presta um bom serviço e oferece um equipamento de qualidade é buscando opiniões de pessoas que já fecharam negócio com ela. Dessa forma você pode saber sobre o estado dos painéis após um tempo e se a empresa prestou um bom atendimento.

Confira a seguir alguns benefícios e problemas que você pode evitar contratando um serviço profissional de energia solar.

A importância de contratar um serviço profissional de energia solar

Quem opta por investir em energia solar da maneira mais barata possível pode ter sérias dores de cabeça no curto, médio ou longo prazo. Os problemas que essa “economia” pode acarretar são muitos, por isso trouxemos alguns pontos que só quem procura uma empresa de energia solar confiável pode contar. Acompanhe.

Equipamento de qualidade

A durabilidade e resistência dos materiais utilizados em um painel é essencial para garantir que o seu equipamento seja um investimento vantajoso. A vida útil média dos painéis solares e de 25 anos, podendo durar mais ou menos, dependendo dos cuidados.

Adquirir painéis solares de baixa qualidade certamente fará com que você precise trocá-los em um prazo de tempo menor, gastando mais do que se investisse em um bom equipamento de primeira.

Vale lembrar que painéis solares de qualidade não são facilmente danificados por impactos corriqueiros, como os do granizo, além de serem fabricados em materiais resistentes à variações de temperatura.

Instalação correta

Quando alguém fecha negócio com uma empresa de energia solar confiável, os serviços de instalação são prestados por uma equipe especializada. Um profissional de energia solar sabe como instalar o equipamento corretamente sem danificar ou prejudicar o equipamento e o telhado por exemplo.

Além do mais, quem opta por contratar um serviço não profissional corre o risco de ter a instalação feita de maneira incorreta, podendo não gerar energia fotovoltaica corretamente, ou ter problemas na conexão com a companhia elétrica da região.

como-instalar-energia-solar-fotovoltaica-instalacao

Evitar golpes

É cada vez mais comum encontrar empresas, de qualquer ramo, que aproveitam para aplicar golpes em pessoas que são leigas na área. Por isso é fundamental que você pesquise e estude um pouco sobre o assunto antes de investir em energia solar. Dessa forma você pode desmascarar algumas mentiras ou promessas milagrosas, além de conhecer melhor as vantagens que esses sistema pode lhe proporcionar.

Outro ponto importante a ser considerado é que empresas de energia solar renomadas, e que possuem bons cases de sucesso são mais difíceis de agirem de má fé. A reputação também é algo a zelar e por isso as chances de aplicarem um golpe ou prestarem um mau serviço são muito menores.

Assistência e suporte

A assistência prestada por uma empresa de energia solar é algo muito importante a ser analisado antes de fechar negócio. Você deve considerar que terá o equipamento por muitos anos, e por isso a relação empresa-cliente será mantida por bastante tempo.

Pensando nisso é fundamental que você possa contar com uma assistência de qualidade, que te dê suporte caso tenha qualquer tipo de problema com seu equipamento. Neste caso também é válido buscar avaliações e feedbacks de pessoas que já contrataram os serviços de determinada empresa à um tempo.

Está convencido de que contratar um serviço profissional de energia solar é essencial para ter tudo em ordem e evitar dores de cabeça? Então entre em contato conosco e tire suas dúvidas sobre o assunto. Não deixe de nos acompanhar no Facebook e Instagram, para conhecer nossos cases de sucesso.

7, novembro 2019

Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades sobre energia solar e economia na conta de luz!