Blog da Gena

Como economizar energia no verão? Confira dicas

Financiamento para energia solar: você sabe como funciona?

10, outubro 2019

Com a chegada das temperaturas mais altas, muitas pessoas começam a se preocupar em como economizar energia no verão. Pudera! O uso de ventiladores e da geladeira na potência máxima podem, de fato, fazer grande diferença na sua conta de luz. A boa notícia é que é possível economizar mesmo próximo à estação mais quente do ano, basta ter alguns cuidados e ficar atento a detalhes que fazem a diferença.

Se você já está preocupado com a sua conta de luz e não sabe o que fazer para aproveitar o calor sem incômodos e dores de cabeça, esse post é para você. Você vai descobrir a quais detalhes deve ficar atento para evitar gastar mais do que pode e deve com energia elétrica.

Pronto para evitar surpresas desagradáveis? Continue a leitura!

Por que gastamos mais energia no calor?

Embora o inverno, muitas vezes, exija o uso de aquecedores ou de aparelhos de ar-condicionado no modo quente, o calor é muito propenso ao aumento do consumo de energia elétrica. Embora as janelas fiquem mais abertas e a luz do sol entre sem pedir licença, há muitos outros fatores que fazem com que o relógio de energia comece a girar sem parar.

Um desses fatores é o uso da geladeira e do freezer. Como o ambiente está com a temperatura mais elevada, é preciso colocar os equipamentos na potência máxima para que resfrie alimentos e bebidas.

Outro aspecto muito importante é que o calor faz com que a gente queira se refrescar com ventiladores e piscinas, que também contribuem para uma conta de luz lá nas alturas.

As confraternizações e festas também acontecem com mais frequência em dias mais quentes, e o resultado é luz acesa noite adentro, com muita música, bebida gelando e diversão.

Mas fique tranquilo. Ninguém vai pedir para você acabar com os encontros com amigos e família, ok? 

Como economizar energia no verão com a geladeira?

Para que a geladeira não consuma mais luz do que o normal durante dias quentes, é importante que você verifique se a borracha de vedação está cumprindo seu papel. É uma das formas mais fáceis para saber como economizar energia no verão. 

O teste é fácil. Basta colocar uma folha de papel entre a borracha e a geladeira. Se a folha permanecer no lugar após o fechamento da porta e não sair com facilidade após ser puxada, então a vedação está acontecendo da forma correta. Se o papel cair ou sair de forma muito fácil, então está na hora de trocar a borracha.

Essa vedação contribui para manter a temperatura do interior do refrigerador, evitando que o ar frio saia e que a geladeira precise trabalhar mais do que o normal. Atenção, somente, para fazer o teste em todos os lados da borracha.

Evite, ainda, usar a geladeira na sua potência máxima durante os dias quentes. Os modelos mais novos dão conta da refrigeração, mesmo no ápice do termômetro. Se o modelo do equipamento da sua casa for um pouco mais antigo, a dica é evitar deixar a geladeira muito cheia.

Como usar menos as lâmpadas?

Calma, ninguém está dizendo para você ficar no escuro, mas existem formas fáceis e eficientes de você gastar menos energia elétrica com as lâmpadas da casa. 

Primeiro de tudo, evite acionar as lâmpadas durante o dia. Procure ficar em cômodos onde incide bastante luz natural e onde é menos necessária a luz artificial. Abra as janelas, dê um descanso às persianas e veja como esses pequenos gestos podem fazer a diferença na conta de energia ao final do mês.

Se for fazer festas, eventos e reuniões, priorize os horários do dia e desligue enfeites como cordão de luzes, luminárias ou abajures. Outra dica que dá certo é manter as paredes da casa com cores claras. Elas iluminam os ambientes, refletem melhor a luz natural e evitam que seja necessária luz extra para manter o mínimo de claridade.

Aproveite para trocar suas lâmpadas da casa por modelos de LED. Elas consomem muito menos energia do que as incandescentes e, de quebra, são mais duráveis. 

Como economizar com ar-condicionado?

Sim, é possível economizar energia com ar-condicionado. Às vezes é melhor abandonar o ventilador de vez e apostar nesses equipamentos fresquinhos, econômicos e compactos. 

Circuladores de ar e aquecedores cumprem sua função, ou seja, você vai conseguir manter o ambiente refrigerado ou aquecido. Entretanto, esses equipamentos têm alvos direcionados, o que faz com que muitas pessoas liguem mais do que um equipamento simultaneamente.

O ar-condicionado, por sua vez, tem modelos novos que prometem economizar até 70% de energia elétrica e com mais potência do que os aparelhos mais obsoletos.

Além disso, é importante manter o ar-condicionado com filtro de ar sempre limpo. Isso aumenta sua vida útil, mantém a potência durante seu funcionamento e ainda contribui para um ar mais limpo.

Para ajudar ainda mais, programe o ar-condicionado para que seja desligado uma hora antes de você acordar. Você vai conseguir manter a temperatura do quarto refrigerada, mas sem gasto extras de energia. 

Não se esqueça de verificar o modelo com potencial ideal para o tamanho do seu ambiente, assim você consegue fazer com que ele trabalhe com excelência e sem sobrecarga.

Embora haja muitos mitos ao redor do ar-condicionado, ele muitas vezes é indicado para que você saiba como economizar energia no verão. Assim você não se assusta com a conta de luz e ainda garante um ambiente fresquinho e com ar limpo, o que evita doenças. Fique atento para comprar equipamentos novos e que estejam de acordo com as suas necessidades. Aproveite, confira algumas promoções e adquira o seu antes de o verão chegar com tudo!

Como economizar com qualquer aparelho elétrico?

Se você não quer saber de macetes e centenas de dicas para economizar energia no verão, você pode optar por instalar energia solar residencial ou energia solar empresarial. As placas de energia fotovoltaicas captam a luz solar e a transformam em energia elétrica.

Além de ser econômica, já que você pode acumular créditos e usar a energia mesmo em épocas de chuva, você ainda pode usar energia sustentável. A energia elétrica não utiliza recursos naturais não renováveis, fazendo com que você tenha uma residência ou empresa sustentável durante todos os dias.

Agora que você entendeu melhor como economizar energia no verão, não deixe de compartilhar esse post nas suas redes sociais e informe seus amigos e familiares sobre o assunto!

10, outubro 2019

Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades sobre energia solar e economia na conta de luz!