Blog da Gena

Como economizar energia no inverno? Descubra 4 dicas

26, março 2020

Com a chegada do outono, vieram também as temperaturas mais baixas. Isso faz com que as residências comecem a ligar mais equipamentos, como chuveiros elétricos, aquecedores e outros. Por conta disso, saber como economizar energia no inverno é fundamental para não se assustar com a conta de luz e para garantir que não haja o uso exagerado dos recursos naturais, como a água, usada para gerar energia nas hidrelétricas.

Esses equipamentos costumam ter alta potência, por isso, seu uso deve ser moderado, mas sem causar desconforto nos moradores. Dependendo do aparelho e do consumo, eles podem representar até um terço do consumo total de energia elétrica.

Quer saber como economizar energia no inverno e evitar surpresas desagradáveis? Continue a leitura e confira 4 dicas incríveis!

1. Passe menos tempo no banho

Chuveiros elétricos costumam ser muito potentes e podem ser grandes vilões da economia de energia. Por isso, se você quer saber como economizar energia no inverno ou em épocas de baixa temperatura, você pode passar menos tempo no banho.

Um banho de 15 minutos por dia para uma família de quatro pessoas pode consumir o mesmo que 200 lâmpadas de LED de 13W acesas por uma hora. Isso pode acrescentar cerca de R$ 110 na conta de luz. 

Outra dica é usar o chuveiro elétrico na posição morna ou verão, o que pode fazer com que uma família economize até 30% do total consumido ao mês.

2. Evite ligar aquecedores elétricos

Assim como os chuveiros, aquecedores elétricos também podem corresponder a 30% do gasto com energia elétrica de uma casa. Se a temperatura estiver muito baixa, procure ligar o aquecedor por períodos mais curtos e deixe as janelas fechadas para que o calor permaneça no local por mais tempo.

Também é indicado desligá-lo durante a noite e quando alguém sair do ambiente, assim o ar-condicionado não fica funcionando de forma desnecessária.

Se ainda assim o aquecedor elétrico precisar ficar ligado por um período longo, procure se informar com o fabricante a respeito do consumo de energia elétrica.

3. Use e abuse da luz natural

Para evitar acender lâmpadas sem necessidade, procure abrir as janelas e as cortinas (claras, de preferência!) e deixe a luz natural entrar. Além de arejar o ambiente, você ainda evita acionar a luz elétrica durante o dia. Também é importante ter paredes claras, que refletem melhor a luminosidade. 

Lembre-se de que a luz solar evita o aparecimento de mofo nas paredes, o que pode ser bastante danoso à saúde respiratória, principalmente para quem sofre de asma ou rinite.

Para economizar mesmo com as lâmpadas acesas, procure utilizar lâmpadas de LED ou fluorescentes. Estes modelos duram mais e ainda consomem até 80% menos energia elétrica. 

4. Aposte em energia solar fotovoltaica

Se você não quer saber de macetes e centenas de dicas para saber como economizar energia no inverno, você pode optar por instalar energia solar residencial ou energia solar empresarial. As placas de energia fotovoltaicas captam a luz solar e a transformam em energia elétrica.

Além de ser econômica, já que você pode acumular créditos e usar a energia mesmo em épocas de chuva, você ainda pode usar energia sustentável. A energia elétrica não utiliza recursos naturais não renováveis, fazendo com que você tenha uma residência ou empresa sustentável durante todos os dias.

Agora que você aprendeu como economizar energia no inverno, aproveite e leia nosso artigo sobre como ter uma empresa sustentável e colabore com o planeta!

26, março 2020

Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades sobre energia solar e economia na conta de luz!