window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-104455988-1');
Blog da Gena

Tudo sobre o setor de Energia Solar para empresas

Entenda o papel da Energia Solar para as Cidades Inteligentes

Entenda o papel da Energia Solar para as Cidades Inteligentes
Equipe Gena

Equipe Gena Energia Solar

04 de julho de 2022

Você já ouviu falar em Cidades Inteligentes ou Smart Cities? Sabia que fontes de energia alternativas têm um papel fundamental nelas?

Confira nesse post tudo que você precisa saber sobre esse conceito inovador que vem sendo foco de muitas cidades ao redor do mundo.

O que são Cidades Inteligentes?

O que torna uma cidade “inteligente”? Segundo a FGV, de modo geral, são cidades que utilizam tecnologias da informação e da comunicação na gestão urbana.

Desse modo, conseguem potencializar um crescimento inteligente do espaço urbano e de como diversas esferas da sociedade utilizam esses espaços.

Por isso, podemos pensar no que significa “inteligente” no termo e ele se refere à ideia de “capacidade de resolver problemas”.

E é essa capacidade que é a base de toda a ideia de Cidades Inteligentes, pois são espaços que fazem um uso estratégico da infraestrutura e dos serviços.

A partir disso, são capazes de elaborar um planejamento urbano e estratégico capaz de suprir demandas sociais e econômicas de uma cidade.

Para ficar mais claro, as palavras abaixo resumem a ideia de Cidade Inteligente:

  • Planejamento;
  • Gestão;
  • Mobilidade urbana;
  • Sustentabilidade;
  • Inteligência;
  • Criatividade;
  • Qualidade de vida;
  • Eficiência;
  • Conectividade.

Se estamos falando de sustentabilidade, eficiência e inteligência, a Energia Solar entra como um elemento base para a ideia de Cidade Inteligente. Confira!

O papel fundamental da Energia Solar nas Cidades Inteligentes

Pensando nisso, você sabia que fontes alternativas de energia possuem um papel fundamental no desenvolvimento de Cidades Inteligentes?

Como esses modelos urbanos são sustentáveis e automatizados, várias esferas da vida urbana passam a utilizar a energia de maneira eficiente e renovável.

Alguns exemplos são:

  • Iluminação pública inteligente;
  • Produção de energia solar e eólica;
  • Veículos que não emitem gases poluentes, como carros elétricos;

Portanto, a energia solar entra como uma forma sustentável de resolver de maneira eficiente problemas da sociedade que não são supridos com as fontes não renováveis.

Ou seja, para ser inteligente, não basta ser somente eficiente, nem apenas sustentável.

E a energia solar é capaz de unir esses dois elementos na propulsão de uma cidade que atende a diversas demandas sociais e econômicas.

Assim, cidades inteligentes contarão com fazendas solares eficientes, próximas aos centros de consumo.

Na contramão das grandes usinas afastadas dos centros de consumo, esse meio renovável de produzir energia elétrica tem menos perdas no caminho e mais eficiência na transmissão.

Cidades Inteligentes no Brasil

Segundo o ranking Connected Smart Cities 2021, dezenas de cidades brasileiras podem ser consideradas cidades inteligentes

Entre elas, no topo da lista, estão São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Vitória (ES).

Para calcular esse ranking, a metodologia leva em conta 75 indicadores em diversos eixos temáticos, como mobilidade, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, segurança e empreendedorismo.

Além das centenas de cidades que compõem o ranking e que possuem grande porte em número de habitantes, o Brasil também possui uma pequena cidade inteligente que é referência mundial: Laguna, no Ceará.

A Smart City Laguna é a primeira cidade inteligente social no planeta, que está sendo construída do zero  de maneira a aliar as tecnologias de uma cidade inteligente com um custo de vida acessível.

Inteligência e sustentabilidade? Vem pra Gena!

Usar a energia de maneira eficiente e sustentável é um dos pilares das Cidades Inteligentes.

Dá pra perceber que energia solar faz parte do futuro, né? Mas esse futuro já está acontecendo agora, e as cidades inteligentes são prova disso.

Vem pra Gena investir em um sistema fotovoltaico e entrar na dianteira da inovação e da sustentabilidade!

Equipe Gena

Equipe Gena Energia Solar

04 de julho de 2022

Deixe seu comentário