Blog da Gena

ANEEL não deve influenciar na escolha por energia solar fotovoltaica

Quero instalar placas de energia solar. O que devo fazer?

21, novembro 2019

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) propôs a redução gradual dos subsídios para quem produz energia solar residencial ou empresarial. A medida, na prática, vai custar mais para aqueles que querem instalar energia solar fotovoltaica. A agência disponibilizou a proposta para consulta pública, ou seja, ainda é reversível.

Atualmente, o consumidor tem permissão de gerar energia para consumo próprio e também para injetar créditos na concessionária, ou seja, a sociedade, como um todo, se beneficia da instalação de energia solar. Por conta disso, é esperado que a proposta seja negada e que os clientes continuem a ter isenção ou abatimento nas contas de luz.

Se você pretende optar por energia solar fotovoltaica, saiba que, mesmo que a proposta seja aprovada, vale a pena. As economias proporcionadas pela energia solar são inúmeras economicamente, mas também contribuem para um mundo mais sustentável.

Quer saber mais se vale a pena o uso de energia solar? Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

Energia solar vale a pena?

Para entender se a energia solar vale a pena, é preciso enxergar este meio como ele realmente é: um investimento, algo que lhe trará retorno à médio e longo prazo.

Claro que é essencial ver a energia solar como uma maneira de praticar a sustentabilidade e cuidar do meio ambiente, mas este recurso vai muito além disso. Além de gerar uma energia limpa e renovável, devemos lembrar que o equipamento traz desconto na fatura da companhia elétrica. É esse fato em específico que fará você perceber as placas solares como um investimento.

energia-solar-fotovoltaica-residencial

Vale lembrar que o valor investido no equipamento e na instalação será compensado em alguns anos, variando de acordo com a quantidade de energia consumida e gerada. Contando com o fato de que todo o sistema tem uma vida útil muito longa, após a recuperação do valor investido, tudo o que será economizado é lucro.

Existe uma maneira de reverter esse dinheiro economizado todos os meses em lucros ainda maiores. Você pode separá-lo mensalmente como se estivesse pagando uma fatura de energia e aplicá-lo em um investimento real. Existem inúmeros recursos (inclusive do governo) com bons rendimentos, podendo, assim, aumentar o seu capital.

Ainda não está convencido de que a energia solar vale a pena? Então confira a seguir alguns benefícios que este sistema pode proporcionar.

Conheça as vantagens da energia solar

Se mesmo depois da explicação acima você ainda têm dúvidas se compensa investir em energia solar? Existem alguns fatores que não podem ser esquecidos quando surge a dúvida se energia solar compensa. Como dissemos anteriormente, as placas solares vão muito além da sustentabilidade ou do retorno financeiro. Continue acompanhando e descubra quais são esses fatores.

Longa vida útil do equipamento

A vida útil das placas solares é longa, em torno de 25 anos, podendo superar esta média se forem tomados os devidos cuidados com limpeza e manutenção. Esta longevidade significa que você terá economia garantida por todos esses anos e, consequentemente, mais capital para investir e acumular.

energia-solar-fotovoltaica

Alta economia na conta de luz

Falamos sobre a economia na conta de luz, mas não citamos a proporção dela. É claro que isso depende do consumo e da quantidade de energia gerada, mas, em muitos casos, só é necessário pagar a taxa mínima cobrada pela companhia de energia elétrica da sua cidade. Você pode economizar até 80% da sua fatura mensal.

Fonte de energia renovável

Cuidar do meio ambiente vem se tornando cada vez mais necessário. Os impactos ambientais causados nos últimos anos são preocupantes, por isso, optar por utilizar uma energia renovável e que não prejudica a natureza é importante.

Investir em energia solar é uma maneira de criar hábitos mais sustentáveis, pois é uma fonte de energia que não se esgota. Basta a incidência de luz do sol para que as placas solares passem a gerar energia fotovoltaica. Outras fontes tradicionais acabam utilizando meios não renováveis, prejudicando ainda mais o meio ambiente. Viu como a energia solar vale a pena?

Fácil limpeza e manutenção

As placas solares têm uma durabilidade de aproximadamente 25 anos. Nesse período, a manutenção não é algo muito constante, mas é sempre bom contar com um profissional que possa verificá-las de vez em quando.

A cada 12 meses é importante fazer uma limpeza nos painéis apenas com água, retirando resíduos que possam afetar a captação de luz solar.

Pode ser instalada em residências e empresas

A energia solar compensa também pelo fato de que pode ser instalada em diferentes imóveis. Você pode produzir esse tipo de energia na sua residência, ou mesmo economizar na fatura de energia da sua empresa. O equipamento pode ser instalado em qualquer tipo de imóvel, basta adequá-lo às condições quando for necessário.

Entendeu como investir em energia solar vai muito além da sustentabilidade? Você pensa em instalar painéis solares para atestar que a energia solar vale a pena? Deixe seu comentário abaixo e conte suas impressões para nós!

21, novembro 2019

Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades sobre energia solar e economia na conta de luz!