Blog da Gena

Descubra agora 4 formas de gerar energia limpa e sustentável

Consumidor pagará mais pela energia elétrica no mês de agosto

5, dezembro 2019

 

A preocupação com o meio ambiente vem se tornando cada vez mais necessária, e com isso é importante estarmos atentos às alternativas sustentáveis que existem pelo mundo. Uma maneira de se aprofundar no assunto é descobrir algumas formas de gerar energia limpa e sustentável e como você pode fazer isso na sua casa ou empresa.

Hoje vamos falar sobre o que é energia limpa e sustentável e como você pode aplicá-la no seu dia a dia, adotando um estilo de vida mais ecológico. Quer conhecer 4 alternativas energéticas amigas do meio ambiente? Então continue a leitura e entenda mais sobre o assunto.

O que é energia limpa e sustentável?

Falar sobre sustentabilidade não é mais novidade há anos. Além de ser um assunto que está sempre em alta, até mesmo as escolas abordam esse tema na grade curricular do alunos. A sustentabilidade remete à estratégias ecologicamente corretas, mas além disso, também é considerada uma alternativa que pode salvar o planeta e as futuras gerações.

Muitas pessoas estão adquirindo um estilo de vida mais sustentável, buscando viver de uma maneira que cause menos impactos ambientais. O objetivo é viver em harmonia com o meio ambiente, adotando práticas que não agridem tanto o meio ambiente, como a geração de energia limpa e sustentável.

Mas afinal, o que é energia limpa e sustentável? Como podemos identificar e classificar uma fonte de energia neste grupo? O que a difere de outros métodos existentes?

energia-limpa-e-sustentavel-solar

A energia limpa e sustentável nada mais é do que métodos de geração de energia amigos do meio ambiente. Eles recebem este nome porque são renováveis e não afetam o ecossistema.

Antes de citarmos 4 formas de gerar energia limpa e sustentável é fundamental que você entenda a importância de buscar essas alternativas e por que o método utilizado em grande parte do mundo não é ideal.

A energia hidráulica é a fonte de energia mais utilizada no mundo. Certamente a energia que você usa no seu dia a dia é proveniente das hidrelétricas, que são extremamente prejudiciais ao meio ambiente. Sua instalação demanda uma série de mudanças que afetam o clima e a fauna da região, além de exigirem o corte de diversas árvores.

Buscando reduzir mais este impacto ao meio ambiente, existem algumas alternativas não tão conhecidas mas que fazem total diferença quando o assunto é sustentabilidade. Confira.

Formas de gerar energia limpa e sustentável

Para que você saiba melhor como acontece a geração de energia limpa, é preciso conhecer as fontes principais de captação.

Energia Solar Fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica no Brasil é uma das mais avançadas e utilizadas em casas e empresas. Qualquer pessoa que possua um imóvel com estrutura adequada para a instalação do sistema pode investir em energia solar. A geração acontece por meio de placas solares capazes de converter a energia armazenada em energia elétrica utilizável.

Mas como funciona este método? As placas solares são instaladas normalmente nos telhados das construções. A incidência da luz solar nos painéis é captada e convertida em energia elétrica. Ao longo do dia essa energia é utilizada e armazenada para seu uso durante a noite. Isso acontece mesmo em dias nublados ou chuvosos.

Energia Eólica

O vento é outra alternativa de geração de energia limpa e sustentável. Esta é uma forma ambientalmente correta de gerar recursos energéticos por meio de uma fonte renovável e inesgotável.

Na energia eólica o vento é captado por hélices gigantes dispostas em moinhos. É uma forma completamente limpa e ambientalmente correta de gerar recursos energéticos para a sociedade.

Esta alternativa só pode ser aplicada em lugares onde o vento é forte, abundante e pega altas velocidades. A quantidade de energia varia de acordo com a densidade do ar, da velocidade do vento e da área abrangida pelas hélices.

energia-limpa-e-sustentavel-eolica

Energia Geotérmica

Menos conhecida que as alternativas anteriores, a energia geotérmica é outra fonte renovável. Neste método a energia é gerada por meio do calor existente no interior da Terra. O objetivo é aproveitar a temperatura do centro do planeta para aquecer as águas.

A energia geotérmica funciona da seguinte maneira: são feitas escavações que permitem utilizar a temperatura do planeta. As águas que são aquecidas começam a movimentar turbinas que geram a energia limpa e renovável.

energia-limpa-e-sustentavel-geotermica

Energia Maremotriz

A energia maremotriz também é pouco explorada nos dias de hoje, mas com os estudos e pesquisas feitos atualmente,a tendência é que ela seja mais conhecida com o passar dos anos.

Esta alternativa gera energia por meio de energia cinética, com o movimento das marés, ou por meio de energia potencial, que é baseada na diferença entre as marés baixa e alta. As turbinas geradoras são responsáveis por converter essa força em energia elétrica.

energia-limpa-e-sustentavel-maremotriz

Agora que você sabe quais são as principais formas de gerar energia limpa e sustentável, que tal tentar aplicá-las no seu dia a dia? A GENA pode te ajudar a tornar essa uma realidade possível, seja na sua residência ou empresa. Não deixe de nos contar aqui: quais destas fontes de energia renováveis você já conhecia?

5, dezembro 2019

Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades sobre energia solar e economia na conta de luz!