instalar-placas-de-energia-solar

A energia solar é uma alternativa importante para quem busca formas sustentáveis de consumo e geração de energia. Além de ser economicamente vantajosa, a energia fotovoltaica ainda é renovável, ou seja, não compromete os recursos naturais do planeta. Para que você adote a iniciativa no seu imóvel ou empresa, é preciso saber o que é necessário para instalar placas de energia solar.

Antes de qualquer coisa, é essencial que você pesquise sobre a energia solar no Brasil e como funciona esse sistema. Indicamos que você leia sobre a Legislação Energia Solar da ANEEL, sobre a instalação das placas solares fotovoltaicas e sobre como tudo ocorre na prática.

Para descomplicar esse processo para você, preparamos esse post com as principais informações sobre o assunto.

Quer saber tudo antes de tomar a decisão de investir nesta iniciativa ambientalmente responsável? Continue a leitura e veja como o processo pode ser simples!

Entenda como funciona energia solar

Você descobriu que a luz solar pode gerar energia fazendo você economizar muito, mas não tem ideia de como todo esse processo acontece? Então você precisa pesquisar e entender como funciona energia solar e por que ela pode ser vantajosa para você.

instalar-placas-de-energia-solar-como-funciona

Saber como a luz solar se transforma em energia elétrica pode evitar que você sofra golpes de empresas mal intencionadas ou mesmo que invista capital acreditando que será algo milagroso. Confira alguns posts que podem te ajudar a entender este processo:

Saiba como escolher as placas

A escolha dos painéis fotovoltaicos é um passo muito importante para quem pretende instalar placas de energia solar. Existem alguns pontos que não podem passar despercebidos durante este processo e saber como escolher o equipamento correto é de extrema importância, ainda mais considerando que este é um investimento considerável.

Aqui no blog temos um post perfeito para você aprender como escolher placas de energia solar da maneira correta. Não deixe de conferir.

instalar-placas-de-energia-solar-paineis

Descubra os mitos e verdades

Assim como em diversos assuntos, a energia solar no Brasil sempre será rodeada de mitos e verdades. Mas afinal, você sabe distinguir as afirmações verdadeiras das falsas?

Por ser um assunto cada vez mais popular, sempre haverá algum argumento inválido, então é importante não dar ouvidos à tudo o que é falado, e sempre buscar entender a veracidade dos fatos. Para te ajudar, indicamos que você leia o post sobre os principais mitos e verdades da energia solar que temos aqui no blog.

Faça alguns orçamentos

A melhor maneira de saber quanto custa energia solar sem correr riscos de contratar uma empresa que não atenda às exigências ou que cobre muito acima do valor praticado é fazendo alguns orçamentos.

Outro motivo para fazer orçamentos com antecedência é que cada imóvel possui particularidades diferentes dos demais, seja pelo tamanho, tipo e inclinação do telhado. Dessa forma, você ficará ciente da média de valor cobrada para o seu caso específico.

Procure empresas de confiança

Sabemos que nem sempre é fácil encontrar uma empresa de confiança para realizar um projeto grande, como instalar placas de energia solar. Por isso, uma dica importante é conversar com pessoas que já possuem este sistema em seu imóvel e procurar saber a procedência e qualidade do equipamento.

Não deixe de se atentar às normas e exigências que este tipo de empresa deve seguir, verificando se tudo está de acordo. A Gena Geração de Energias Alternativas trabalha há mais de 20 anos com profissionais especialmente capacitados e dedicados, buscando proporcionar uma alternativa de energia limpa e renovável.

instalar-placas-de-energia-solar

Esteja ciente dos cuidados

Apesar de não demandar manutenção constante, instalar placas de energia solar pede que você esteja ciente dos cuidados que os painéis exigem.

É fundamental que o sistema não seja instalado próximo a árvores ou construções que possam projetar sombra constante sob as células fotovoltaicas. Por isso, se você possui árvores em seu quintal, precisará estar sempre atento à poda.

Além do mais, o equipamento pede a remoção de folhas e uma limpeza simples, feita apenas com água. O ideal é que estes cuidados sejam feitos a cada 12 meses ou menos, dependendo das impurezas que possam estar sob os painéis.

Pronto! Agora você já está preparado para instalar placas de energia solar em sua residência ou empresa. Não deixe de compartilhar este post com os amigos e nos acompanhar no Facebook e Instagram. Até a próxima!

Sem comentários

Deixe seu comentário