ENTENDA A ENERGIA FOTOVOLTAICA

O QUE É?

Energia Solar Fotovoltaica é a energia elétrica que conhecemos e utilizamos em nossas casas e escritórios, normalmente gerada por usinas hidrelétricas ou termelétricas, porém, neste caso, gerada a partir da luz do sol, através de micro usinas geradoras instaladas em nossos telhados, conhecidas como “Sistema de Energia Solar Fotovoltaico”.

O sistema de energia solar fotovoltaico, instalado em sua residência, será conectado com a rede da concessionária e produzirá energia elétrica tal qual uma usina hidrelétrica, porém, em tensões menores e em menor quantidade. A energia produzida pode ser consumida imediatamente em sua casa, escritório ou “injetada” na rede para ser “armazenada” e consumida posteriormente, à noite, por exemplo, onde o consumo residencial é maior.

POR QUE USAR?

Ou melhor, por que não usar?

Pense no desperdício que ocorre todos os dias, enquanto o sol brilha no céu cruzando nossas casas sem ser aproveitado para a geração de energia.

O Sol é a fonte de energia mais abundante do universo e está disponível diariamente de forma gratuita e infinita para todos, igualmente. A tecnologia para gerar eletricidade a partir da luz do sol é antiga, porém, tem se popularizado nos últimos 20 anos no mundo em virtude da necessidade de geração mais sustentável, renovável e mais próxima dos consumidores.

MITO

Mito:

O Sul do Brasil é muito frio e tem pouco sol, inviabilizando o uso do sistema de energia solar fotovoltaico.

Fato:

O sistema funciona com a incidência de LUZ (FOTO) e NÃO necessita de CALOR.

A Alemanha é o país com maior capacidade de geração fotovoltaica instalada no mundo. O local com MELHOR incidência de LUZ solar na Alemanha, é inferior ao PIOR local de incidência de LUZ no Brasil. Ou seja, nosso pior potencial é superior ao melhor potencial da Alemanha.

Portanto, em qualquer ponto do Brasil, a energia solar fotovoltaica é perfeitamente viável.

ECONÔMIA X INVESTIMENTO

Em virtude dos frequentes e inevitáveis aumentos na tarifa de energia elétrica, a economia gerada pelo sistema solar fotovoltaico, ao longo do tempo, se mostra superior ao retorno obtido em um investimento financeiro de mercado.

Com isso, para proteger seus recursos financeiros, o investimento em energia elétrica é uma excelente opção.

QUAIS OS BENEFICIOS?

Para o meio ambiente:
Energia Renovável - Bom para o planeta;
Reduz a necessidade de geração por outras fontes não renováveis;
Recurso inesgotável e gratuito;
Sem ruído;
Sem emissão de poluentes;
Não altera a natureza! Impacto zero.

Para o seu bolso:
Redução das suas despesas com energia elétrica;
Redução do impacto com os aumentos de energia pela concessionária;
Durabilidade de 25 anos;
No mínimo 18 anos de geração de energia gratuita;
Valorização imobiliária.

Para sua praticidade:
Modular (Pode ser ampliada);
Pode ser desmontado e remontado em novo endereço;
Permite compensação de energia com a concessionária;
Permite compensação de energia com outro imóvel;
Baixo custo de manutenção.

O QUE É GERAÇÃO DISTRIBUIDA?

A Geração Distribuída é o conceito pelo qual a energia é gerada no próprio local em que é consumida, e na quantidade em que é consumida, ao contrário da geração centralizada, onde a energia é gerada em grandes quantidades, em locais distantes dos centros urbanos e despachada através de linhas de transmissão, subestações e redes de distribuição urbanas até os locais de consumo.

A possibilidade da Geração Distribuída permite que cada cidadão gere sua própria energia com a instalação de micro geradores em sua própria residência ou comércio, utilizando o espaço ocioso dos telhados. Ainda, caso a energia produzida não seja consumida integralmente, o valor excedente pode ser “injetado” e “armazenado” na rede da concessionária, gerando créditos para serem utilizados no momento em que for necessário, como nos períodos noturnos onde não há geração de energia solar e o consumo residencial é mais acentuado.

Essa energia pode ainda ser aproveitada em outros imóveis do mesmo proprietário, desde que este esteja conectado à mesma concessionária.