Empresa sustentável deve cuidar da parte hidráulica.

A preocupação com o os recursos naturais está cada vez mais em voga em todos setores, tanto de consumo quanto de produção. Hoje, muitos empresários buscam formas de ter empresa sustentável, que procuram realizar suas atividades com recursos que causam menos impacto ao meio-ambiente e adotar medidas como a diminuição de lixo, por exemplo. 

São ações que contribuem com o planeta e ainda atraem consumidores, uma vez que as pessoas estão mais antenadas e buscando por empresas sustentáveis no Brasil. O problema é que nem todo gestor sabe, de fato, o que fazer para que sua empresa adote práticas menos nocivas à natureza. 

Para ajudar você a saber o que pode ser feito na sua organização e como colocar as ações em prática, preparamos esse post completo com x dicas que realmente funcionam. Não acredita? Confira!

1. Diminua ou elimine o uso de descartáveis

Sabe os bebedouros e os espaços para o cafezinho? Elimine os copos descartáveis desses locais para ser uma empresa sustentável. Quando você e seus funcionários têm uma quantidade sem fim de copos de plástico à disposição, por mais que haja consciência ambiental, é impossível que não se acumulem diversos na lixeira.

De acordo com a ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), são utilizados 720 milhões de copos descartáveis por dia. O número expressivo causa impactos no transporte dessa mercadoria, no consumo de água, na gestão de resíduos, no orçamento da empresa e em muitas outras áreas. 

Para diminuir esse consumo, faça uma campanha de conscientização, incentive seus funcionários a levarem para o trabalho suas próprias canecas e copos. Outra dica é você oferecer copos reutilizáveis como mimo. Só é importante ficar atento ao material utilizado, que pode ser vidro, inox e até plástico durável.

2. Utilize papel de forma consciente

Nós sabemos que é impossível para uma empresa eliminar o uso de papel. Os documentos, a papelada e todas as impressões necessárias diariamente fazem parte da rotina das companhias, mas é possível usar o papel de forma consciente, sem que isso impacte na rotina de trabalho de uma empresa sustentável.

Para diminuir esse consumo, sempre reutilize os papéis já impressos como rascunhos e reflita, antes de apertar o botão da impressora, se realmente é necessário que você tenha o documento físico. Outra forma de reduzir o uso de papel é fazer a gestão eletrônica dos documentos e implementar a assinatura digital. Assim, tudo fica formalizado e nenhum recurso natural é desperdiçado.

Lembre-se de conscientizar seus funcionários, já que, sem isso, nenhuma iniciativa tem continuidade. Realize ações e envie comunicados incentivando a economia de papel. A diferença aparecerá inclusive no seu orçamento.

3. Fique atento às instalações hidráulicas da empresa

Se você não realiza a manutenção periódica da parte hidráulica da sua empresa, pode estar desperdiçando dinheiro e recursos naturais. Isso porque encanamentos e outros componentes que fazem parte da distribuição de água podem apresentar vazamentos não percebidos no dia a dia.

Adquira o hábito de chamar profissionais de uma a duas vezes por ano para verificar os canos, as válvulas de descarga, as torneiras e os sifões da pia da sua empresa sustentável. Qualquer gota pingando o dia todo pode fazer diferença na conta e no planeta. Não acredita? Mas é verdade. Uma torneira que pinga uma gota por segundo, mais ou menos, pode desperdiçar cerca de 46 litros de água por dia! Isso representa, em um ano, 64 mil copos d’água, segundo a AFRESP (Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo). Já imaginou a conta com várias torneiras pingando na sua empresa? 

Para completar, incentive o uso consciente de água e procure adotar práticas de reutilização da água da chuva, instale torneiras de pressão e utilize lavagem a seco para limpeza de calçadas. 

4. Incentive práticas de transporte compartilhado

As ruas estão com cada vez mais carros, seja para uso particular ou como prestação de serviço de transporte. Esses veículos, muitas vezes, carregam uma ou duas pessoas, fazendo com que lugares sejam desperdiçados e a emissão de gases poluentes às camadas da Terra aumente a cada ano. 

Para você ter uma ideia, estudos da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que a poluição do ar mata 4,2 milhões de pessoas por ano no mundo. É o equivalente a populações de Roma, por exemplo. Por conta dessa realidade alarmante, é obrigação de todos contribuir para que menos carros estejam nas ruas. 

Você pode oferecer vouchers que deem direito ao uso de bicicletas compartilhadas ou criar um programa de caronas entre funcionários que moram próximos e que trabalhem em horários iguais ou parecidos. Conscientize os colaboradores a respeito da importância dessas ações e contribua com o planeta.

5. Informe-se a respeito de energia solar empresarial

Para que uma empresa seja sustentável, ela precisa ter consciência a respeito do uso de recursos naturais na geração de energia elétrica. Tradicionalmente, litros e mais litros de água são utilizados para isso, além de ser necessário desmatar e impactar enormes regiões para a construção de hidrelétricas. É por isso que a energia fotovoltaica aparece como solução para esse problema. 

Embora muitas pessoas ainda tenham dúvidas sobre energia solar, essa é uma iniciativa muito vantajosa para residências e empresas. A dinâmica consiste na instalação de placas solares, que usam a luz do sol para gerar energia elétrica e que reduzem a conta de energia em até 95%.

A instalação de placas solares é especialmente recomendada em empresas. Isso porque as companhias geralmente consomem muita energia com o uso de maquinário, equipamentos, luzes e computadores. E isso aumenta conforme o tamanho da empresa. Já imaginou?

Se você tem pensado em ser uma empresa sustentável, aproveite para saber mais sobre energia solar empresarial. Entre em contato com a gente e veja como podemos ajudá-lo com instalações de placas de qualidade e pagamento facilitado.

Sem comentários

Deixe seu comentário