como-funciona-a-energia-solar

Existem muitas dúvidas sobre como funciona a energia solar, e hoje estamos aqui para responder mais uma questão frequente. Será que o sistema fotovoltaico consegue gerar energia com pouco sol? São várias situações que podem afetar a produção, e hoje abordaremos algumas delas, respondendo e explicando como tudo funciona nestes casos.

Será que a ausência ou limitação do sol prejudica a geração de energia solar? Como isso pode influenciar no dia a dia de quem possui os painéis solares instalados em casa? Ficou curioso? Então continue acompanhando o post. Vamos lá?

Como funciona a energia solar normalmente?

É fato que a geração de energia solar ainda é algo que muitas pessoas não entendem. É normal que possam surgir dúvidas sobre como funciona a energia solar à noite, ou em situações diferentes, como dias nublados ou mesmo chuva. Mas antes é preciso entender como o sistema funciona normalmente.

Primeiramente precisamos saber que este tipo de geração de energia se dá pela luz solar, e não pelo calor que o sol emite, por isso não há energia solar sem sol. A iluminação chega nos painéis solares e é absorvida pelas células fotovoltaicas, que no final é convertida em energia elétrica. Neste post você pode entender de uma maneira mais técnica como se dá este processo.

Outra informação que não pode passar em branco é a manutenção dos painéis. É essencial que eles permaneçam “limpos” para gerar energia adequadamente. Se houver algo sob as placas, como folhas ou mesmo fezes de pássaros, as células presentes naquela região poderão superaquecer e queimar.

Dessa forma, também é importante que não exista nenhuma árvore ou algo que possa projetar sombra constante nos painéis. Tomando estes devidos cuidados e lavando os painéis com a frequência ideal seu equipamento pode durar em torno de 25 anos (ou até mais).

Ainda tem dúvidas sobre como funciona energia solar? Neste post respondemos algumas perguntas frequentes sobre o assunto. Não deixe de conferir.

como-funciona-a-energia-solar-luz-solar

Energia solar e as alterações climáticas

Agora que você já sabe como funciona a energia solar em condições normais, chegou o momento de entender como as alterações climáticas podem influenciar neste caso. Como será que o sistema de captação se comporta com pouco sol, ou nos dias frios? Será que as nuvens podem atrapalhar, ou mesmo impedir a geração de energia a partir do sol? Acompanhe e descubra:

Energia solar com chuva

É normal que este tipo de dúvida apareça quando falamos sobre como funciona a energia solar. A chuva é um fator que pode sim influenciar na captação da luz solar, mas não irá impedir que ela chegue até os painéis.

A maior preocupação com as chuvas é no caso do granizo. Mesmo que as placas sejam fabricadas em vidro ultra resistente, é possível que as pedras de gelo causem alguma rachadura por exemplo. Na maioria das vezes isso não acontece, mas se ocorrer basta entrar em contato com a empresa responsável pelo equipamento e substituir o painel danificado.

Energia solar com nuvens

Muitas pessoas acreditam que por morarem em regiões muito nubladas, com poucos dias de céu aberto, terão dificuldades para gerar energia a partir do sol. É claro que as nuvens acabam impedindo que parte da luz do sol  chegue até os painéis, mas nem sempre isso é algo muito prejudicial. Diversas cidades ensolaradas não possuem uma boa incidência de luz solar, e o contrário também acontece com frequência.

Um bom exemplo é a energia solar Curitiba. A capital paranaense possui uma incidência solar maior do que muitas cidades da Bahia por exemplo. O Paraná se destaca por garantir o 5º lugar no ranking nacional dos estados com altos índices de insolação.

como-funciona-a-energia-solar-sem-sol

Energia solar no inverno

Depois de entender como funciona a energia solar no geral, você já deve imaginar que o inverno pode não influenciar tanto na captação quanto imaginamos. O clima frio não faz diferença quanto à quantidade de luz solar que é absorvida pelos painéis, visto que o calor é um fator a parte neste caso.

Mas não podemos esquecer que no inverno contamos também com uma maior incidência de chuvas e dias nublados (na maioria das regiões). As nuvens acabam bloqueando parte dos raios solares, fazendo com que a captação seja menor nestes dias, mas isso não significa que não haverá geração de energia por conta de um céu fechado.

Como funciona energia solar à noite?

Já sabemos como funciona a energia solar de acordo com as variações climáticas, mas o que acontece com a energia solar sem sol? É exatamente o que você está pensando. Não há captação nem geração de energia solar à noite. Mas isso não significa que você ficará sem energia.

Caso a produção de energia durante o dia superou a quantidade consumida, o restante será utilizado durante à noite. Se este não foi o caso, você dependerá da rede da companhia elétrica da sua cidade até que haja sol novamente e seu sistema puder gerar mais energia solar.

como funciona a energia solarGostou do post? Continue acompanhando o blog para mais informações sobre como funciona energia solar.

Sem comentários

Deixe seu comentário